A obrigatoriedade do projeto elétrico
O projeto elétrico determina os materiais e todas as especificações necessárias para sua instalação juntamente com a apresentação de atestados e laudos. Através de cálculos e estudos realizados por um engenheiro elétrico, são estabelecidos os lugares que necessitam de iluminação, colocação das tomadas e tipo de fiação, por exemplo.
O projeto é o ponto inicial para realizar a instalação elétrica de forma segura e completa e que possui várias etapas como desenho, memorial descritivo, memorial de cálculo e uma ART (anotação de responsabilidade técnica) juntamente com o laudo das instalações elétricas onde o profissional torna-se responsável pela parte elétrica da edificação.
As ocorrências do curto circuito
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) os curto-circuitos foram responsáveis por 536 incêndios no ano de 2018.
Um curto-circuito é causado por alguma deficiência na instalação, por algum contato entre um condutor positivo e negativo. A corrente recebe uma sobrecarga e pode causar danos irreparáveis e incêndios, por isso, o laudo de elétrica é um dos documentos obrigatório para obtenção do AVCB.
Relação entre laudo elétrico e emissão do AVCB
O AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiro) solicita as adequações elétricas de acordo com a NBR 5410, NBR 10898 e o decreto nº 63.911/2018. Sendo assim, o condomínio só conseguirá o AVCB bombeiros se tiver essa e outras documentações em dia.
O intuito do alvará AVCB é emitir um documento que regulamenta a segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco. Por isso, seus critérios de avaliação são extremamentes rigorosos para garantir a segurança e diminuir os riscos de incêndio — somente é obtido após aprovação do projeto, apresentação de todos os laudos solicitados e a vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.