O papel da biossegurança em laboratórios, é prevenir, minimizar ou eliminar os riscos inerentes às atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, buscando a saúde do pesquisador, dos animais, preservação do meio ambiente e qualidade de resultados.
Pode-se notar que a segurança em laboratório de física experimental, por exemplo, é obrigatório. Portanto, explicaremos a importância da utilização de EPIs em laboratórios, confira.
Tipos de EPI
Existem diversos tipos de EPIs disponíveis no mercado, um específico para cada parte do corpo. Muitas empresas exigem o uso deles, afinal, é uma lei em nosso país.
Conheça os tipos de EPI que são utilizados em atividades nos mais diversos laboratórios, como laboratório de Engenharia Mecânica ou eletrônica, laboratório de Física, dentre outros utilizados por pessoas que já atuam na profissão.
Além de serem bem escolhidos para cada uso, o EPI precisa estar em ótimo estado, é o dever das empresas e instituições de ensino disponibilizar para colaboradores e alunos.
De acordo com o Manual do Aluno do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o uso do EPI é requerido em todos os ambientes de prática, ou seja, na bancada termodinâmica deles, por exemplo, os alunos não participarão da aula sem os equipamentos necessários.
Os principais EPIs são:
- Aventais;
- Capacetes;
- Luvas;
- Máscaras;
- Óculos de proteção;
- Respiradores;
- Viseiras.
Qual é a importância do uso de EPI em laboratórios?
Em um laboratório de Engenharia Química, por exemplo, os técnicos entram em contato com materiais e substância que os deixam vulneráveis a contaminações.
A meio mais eficiente de evitar contaminações do tipo, é com o uso de EPIs, que deve fazer parte da rotina de todos os técnicos e profissionais, é importante que a empresa ou instituição deixe claro para os manuseadores a importância e o dever da utilização dos EPIs.
Conheça como cada EPI contribui para a segurança:
- Jaleco: protege contra respingos de materiais biológicos, substâncias tóxicas ou reagentes. O ideal é que o jaleco tenha mangas longas, de comprimento até o joelho, feito com um tecido que não seja inflamável;
- Luvas: protege as mãos de substâncias que podem ultrapassar a pele, é indispensável também para o manuseamento de equipamentos de laboratório de Física, por exemplo;
- Óculos de proteção: o uso dele é obrigatório, ele protege os olhos de possíveis respingos durante o processo, o óculos precisa ser transparente, com um bom material que não atrapalhe a visão;
- Máscara: fundamental para procedimentos que emitem gases e substâncias químicas através do vapor, que podem comprometer a saúde do colaborador ou aluno.
Dicas práticas para manter a segurança em laboratórios
Agora que foi possível entender o motivo que é dada tanta importância aos EPIs, conheça mais dicas práticas que irão garantir a segurança no seu dia a dia no laboratório:
- Fique atento aos símbolos nos frascos de reagentes, eles podem indicar para que EPI você deve dar mais importância;
- Certifique-se que seu laboratório possui materiais de emergência, é possível acontecer acidentes em uma bancada de processos industriais com a falta de cuidado;
- Não fume dentro do laboratório;
- Não consuma bebidas alcoólicas antes de realizar os procedimentos;
- Descarte os materiais de acordo com as regras de segurança;
- Não ignore o uso dos EPIs.
Para mais informações, consulte o manual de segurança de sua empresa ou escola de ensino técnico. Não dispense inserir essas dicas em seu cotidiano.