A limpeza de estofados feita corretamente, faz com que evite além dos vírus gripais e de doenças mais sérias, qualquer tipo de fungo ou bactéria, mantendo a casa até mais cheirosa e com aspecto de limpa por muito mais tempo.
A seguir, falaremos sobre a importância de manter seus estofados limpos, principalmente em época de pandemia, e algumas dicas de como realizar corretamente uma limpeza caso faça sozinho, ou então prefira contratar uma empresa especializada, o que é mais recomendado.
Evitar problemas respiratórios
O novo coronavírus atinge todas as pessoas, porém, existem as que se enquadram dentro do chamado grupo de risco, onde ficam idosos, pessoas com problemas de pressão, grávidas, diabetes e com problemas respiratórios. Muitas pessoas desenvolvem problemas respiratórios ao longo de suas vidas, nem sempre é pela genética. E, um dos fatores que levam alguém a desenvolver asma ou bronquite, é um acúmulo de poeira nos próprios móveis de casa.
Os móveis das casas das pessoas devem sempre permanecerem limpos, e evitar ao máximo um acúmulo de sujeira, pois quanto mais poeira entre os estofados e móveis de madeira, mais chances de desenvolver problemas respiratórios a pessoa terá, e mais chances ocorrerão de se prejudicar com o coronavírus.
Por isso, realize uma boa lavagem a seco de estofados, como forma de eliminar sujeira até mesmo das menores fibras compostas em sofás ou em bancos almofadados.
Casas com a presença de idosos
Um outro ponto importante de manter os estofados de casa sempre limpos, é se tem a presença de idosos, que estão como o maior grupo de risco dentro dessa pandemia, e qualquer local que o vírus consiga ficar, ele permanece durante 3 dias, até mesmo em móveis como sofás ou banco de carros.
O ideal nessas situações, é contratar uma empresa que realiza a lavagem de sofás para que os estofados permaneçam higienizados, sem ter o risco de contrair o coronavírus, e passar para os idosos da casa.
Evitar que mais pessoas se contaminem
Nesta pandemia, é muito simples a forma de contágio entre as pessoas. Por isso, é importante tomar todos os cuidados possíveis, até mesmo dentro de casa.
A ausência de higienização de estofados pode levar as pessoas a se contaminarem ainda mais facilmente. Por exemplo, imagine que você contraiu o coronavírus no serviço, e terá que ir para casa onde mora com seus pais. Por mais que fique em isolamento, se seus pais se sentarem no mesmo sofá que você se sentou, sem realizar uma boa limpeza antes, corre muito risco deles contraírem o vírus também.
Portanto, realize uma boa lavagem a seco de estofados com profissionais ao menos 1 vez por mês, mantendo os móveis da casa mais limpos e higienizados, e auxiliando no combate ao coronavírus também, até que todos estejam vacinados.