As aulas práticas nas bancadas para laboratório estimulam a curiosidade do aluno em aprender e proporcionam habilidades de percepção e motoras, com a aula mais dinâmica o professor consegue criar uma relação de amizade com o aluno, em diversas matérias, como, por exemplo, na Matemática.
As instituições que investem em um local onde tenham materiais para laboratório são mais atrativas e auxiliam significativamente na construção do conhecimento do aluno, sendo, muitas vezes, ponto decisivo para a escolha dos pais onde seus filhos vão estudar.
A aula prática se baseia em um método de ensino que é realizado fora do cotidiano, utilizando o uso de materiais e equipamentos para laboratório, e faz com que os alunos entendam a aula teórica com mais facilidade, essa junção de ensino é um método eficaz onde o aluno entende a matéria e não somente decora por um curto período.
Entretanto, os alunos da rede pública possuem apenas 15% de frequência em aulas no laboratório, enquanto os alunos de rede particular possuem frequência de 60%, às duas formas de ensino no Brasil indicam números baixos para essa modalidade.
O laboratório de ciências que possui equipamentos didáticos, como, por exemplo, microscópios, vidraria completa, bancadas didáticas e pias junto de boas técnicas apresentadas pelos educadores, permitem que os alunos se tornem mais questionadores, e a arte de questionar é saber.
Feira de ciências nas escolas
Incentivar os alunos para organizar uma feira de ciências é genial. Além de ser uma prática pedagógica fundamental no calendário escolar, essa prática auxilia no senso de organização e promove a união e a interação entre os professores, alunos e familiares.
Assim como nas aulas práticas a feira de ciência incentiva os alunos investigarem métodos científicos, desenvolver habilidades e aprimora o pensamento crítico. O aluno prepara seu material de exposição em bancadas didáticas, estuda e apresenta para os visitantes, ajudando o aluno a entender a matéria para conseguir explicar com exatidão aos visitantes do evento.
Cada ano que passa, junto a tecnologia e laboratórios virtuais os alunos e professores trazem diversos assuntos e experimentos para as feiras de ciências o que atrai visitantes de todas as idades, as apresentações são realizadas de diversas formas com intuito de promover interação com o projeto apresentado.