As causas são, geralmente, excesso de produção de queratina; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações na pele.
Acnes de primeiro grau são aquelas nas quais o paciente apresenta cravos; já as de segundo, cravos e espinhas inflamadas e com pus. Acne de terceiro grau se manifesta com espinhas internas; as de quarto, com cravos e espinhas unidos entre si, formando canais; e, finalmente, as de quinto, surgem repentinamente, acompanhadas de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas. Face, peito e costas são as principais regiões acometidas.
O tratamento terá melhor resultado se feito, logo, no início, com o aparecimento das primeiras lesões na pele. Para isso, é imprescindível a visita a um dermatologista, que receitará os melhores processos, que pode ser tanto tratamento com cremes e sabonetes específicos ou através de medicamentos via oral.