Para tanto, é necessário seguir padrões preventivos e as normas regulamentadoras que visam diminuir as chances de acidentes.
A norma regulamentadora, NR 35, dispõe sobre o trabalho em altura. Confira alguns pontos:
Evitar:
- Não é adequado trabalhar em andaimes durante tempestades e ventos fortes;
- Sobrecarregar qualquer parte da estrutura de forma geral. O ideal é seguir as recomendações do fabricante referente ao peso máximo suportado pela plataforma;
- Qualquer necessidade de alteração na estrutura de andaimes deve feita conforme as orientações do fabricante que neste caso, precisam ser consultado;
- Não utilizar andaimes cujas plataformas estejam com madeiras ou placas faltantes.
Antes de começar a trabalhar, verifique!
Após realizar o aluguel de equipamentos que exijam cuidados redobrados como o andaimes, é preciso verificar pontos extras antes de sua utilização, somente assim será possível se certificar que a estrutura está segura. Portanto, verifique se o andaime está sobre uma plataforma antiderrapante, nivelado, fixado ou travado de modo seguro e resistente.
Para subir no andaime, apesar de não ser o usual, a indicação correta é pela utilização de escadas.
Se entre dois andaimes existirem passarelas de ligação, atenção! Você está correndo risco. Neste caso é recomendável a montagem de estruturas próximas uma da outra e não a montagem de passarelas que podem comprometer a segurança.
Verifique se a estrutura está precisando de pontos de solda e como estão os encaixes. Peças danificadas podem fazer a estrutura inteira desmoronar e colocar a vida das pessoas em risco.
Cuidar da segurança nunca é exagero, por isso, se você está procurando por locação de equipamentos para construção civil atente-se aos cuidados necessários e evite acidentes!