Como diagnosticar a deficiência auditiva
Para diagnosticar a surdez em uma criança é necessário ir ao otorrinolaringologista para que exames sejam realizados. Logo na maternidade os recém-nascidos são submetidos ao exame da orelhinha, o procedimento é indolor e serve para medir os estímulos sonoros do bebê.
O teste consiste na inserção de um fone de ouvido na orelha da criança para que a anatomia seja analisada, assim como os estímulos auditivos.
Há duas etapas, se o bebê for reprovado na primeira por algum motivo específico como secreção do parto, ou qualquer outro fator que prejudique o resultado, uma segunda etapa é feita, e se por acaso a criança reprovar nessa, ela será encaminhada para um especialista.
Ainda que a criança seja “aprovada” nesse teste, isso não significa que está completamente livre de uma deficiência auditiva, isso porque esse exame serve apenas como uma primeira triagem.
Já no consultório do otorrino, os exames são mais detalhados, como por exemplo o de audiometria, como também o BERA – um exame elétrico que possui mais precisão para identificar a surdez.
Como tratar
Cada tratamento possui uma indicação de acordo com o grau de surdez da criança. O implante coclear é um implante auditivo feito de maneira cirúrgica no ouvido e servem para estimular o nervo auditivo através de estimulação elétrica.
Já o aparelho auditivo que são utilizados na orelha tem a função de ampliar os sons da sala, assim como os do ambiente (voz, música, ruído e afins).
A partir dos avanços feitos com o uso dos aparelhos auditivos, o ideal é que a criança inicie tratamento de reabilitação fonoaudiológica, como a terapia de linguagem, por exemplo, para que a comunicação seja aprimorada.
Os efeitos de se utilizar aparelhos como o implante coclear são a volta (considerável) da audição, e melhoria no convívio e comunicação da criança.
Existem outros acessórios para aparelho auditivo no mercado para auxiliar o tratamento conta a perda auditiva, como por exemplo o desumidificador para aparelho auditivo que serve para remover a umidade do aparelho, prolongar a vida útil dele, e melhorar o funcionamento dele.
Além disso, é imprescindível ter em mãos pilhas para aparelho auditivo, afinal se a bateria do dispositivo acabar não há como utilizá-lo.
Para isso procure procure uma loja de pilhas e acessórios para aparelhos auditivos para adquirir o modelo correspondente como por exemplo a Pilha para Aparelho Auditivo 10/PR70, Pilha para Aparelho Auditivo 13/PR48 e outras.