Apartamentos prontos para morar: dicas para a aquisição

Está procurando uma nova casa para ontem ou pretende sair do aluguel o mais rápido possível? Então, buscar por apartamentos prontos para morar pode ser a melhor saída.

Fato é que fechar um novo contrato, quando se trata de um bem com valor alto e já existente, exige vários cuidados. É diferente de um apartamento na planta, em que você pode acompanhar todas as etapas do processo. Para comprar um imóvel, não basta apenas escolher e assinar a papelada.

Antes de bater o martelo, há pontos a serem considerados que são de extrema importância. Acompanhe a leitura e veja quais são eles!

O que você pode gastar?

Claro que o primeiro passo é ver quanto você pode pagar, ou seja, o seu potencial de compra. Com isso em vista, você consegue ir selecionando os imóveis compatíveis com a sua renda. Para calcular, avalie a “sobra” mensal do seu salário e o valor que tem disponível para dar de entrada. 

Analise bem os apartamentos prontos para morar que você gostou

Depois de descobrir o potencial de compra, já é possível ter uma noção de quais apartamentos em São Paulo ou em outra cidade pode buscar. Tudo de acordo com os valores do seu orçamento. Escolha o local, o tamanho ideal para você ou para sua família e as necessidades a serem supridas. É importante visitar os imóveis que gostou, para não deixar que detalhes passem despercebidos.

Atente-se bem à alvenaria, acabamentos e esses pormenores que, posteriormente, podem causar problemas. Achou alguma irregularidade? Converse e resolva com o proprietário. 

Separa com atenção a documentação necessária

Todo o cuidado é pouco com parte da documentação. A relação de documentos para a compra de imóveis costuma variar conforme o estado. Conforme, também a categoria da propriedade, que pode ser um apartamento studio, por exemplo.

Mas, normalmente, envolve RG, CPF e comprovante de residência. Bem como Declaração de Imposto de Renda, comprovante de renda e comprovante de estado civil. A falta de um documento pode causar sérios contratempos lá na frente.

Conheça bem sua forma de pagamento

O pagamento, logicamente, é uma das fases mais importantes, e há várias formas de quitar o apartamento. Uma delas é o consórcio, caso você já tenha uma carta de crédito disponível. O FGTS é outra possibilidade, além de poder financiar diretamente com a incorporadora ou pagar à vista. 

Veja qual é a melhor forma para você e para o seu bolso. Uma opção é buscar opções de apartamento Centro de SP, um local em desenvolvimento. Assim, mesmo com o financiamento, o retorno futuro pode ser interessante.

Feche o contrato

Agora é o momento de selar o negócio! Leia atentamente cada linha do contrato, saiba sobre as cláusulas e não fique com nenhuma dúvida. Aí sim, papel e caneta na mão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *