Fazer um curso de inglês preparatório com certificação, claro, é a melhor opção para se adequadamente com a língua. No entanto, existe a busca por outros métodos que também são eficientes, como aprender inglês em casa, com vários métodos interessantes. Seja por questões de comodidade, limitações de tempo ou a busca por uma alternativa autônoma, desenvolver habilidades na língua inglesa no conforto do lar é possível e recompensador.
Felizmente, temos aqui ótimas indicações para que alguém possa aprender inglês de formas divertidas em casa, com tarefas cotidianas, mas com algumas adaptações. Dessa maneira, a aprendizagem se torna mais dinâmica e natural. Veja aqui algumas dicas para se habituar a esse idioma.
Ouvir músicas em inglês
Qualquer escola de inglês online irá concordar que a música é uma das melhores ferramentas para estudar a língua. Incorporar o hábito de ouvir músicas em inglês não apenas aprimora a compreensão auditiva, mas também proporciona uma exposição constante a vocabulários e expressões diversas.
O instrumental e o ritmo escolhido pelos artistas nas músicas são desafios impostos para que possamos entender a mensagem, que talvez possam dificultar a compreensão. Porém, isso é algo positivo, já que cantores usam gírias e expressões diferentes, que fogem da formalidade; se acostumar com esse cenário pode te fazer aprender inglês mais facilmente.
Assistir filmes no idioma original
É claro que a dublagem brasileira é especial, reconhecidamente uma das melhores do mundo. Por conta disso, pode ser difícil se desapegar do ato de assistir filmes dublados, principalmente pelo costume da voz dublada de determinados personagens.
Entretanto, optar por assistir aos filmes no idioma original é uma das melhores maneiras de aprender inglês sozinho em casa, com uma atividade totalmente divertida. Inicialmente, é indicado que as legendas estejam em português, para que possamos nos habituar ao significado de cada palavra; no entanto, com o tempo, é válida a troca para legendas em inglês, para que a compreensão se dê pelo contexto e não pela tradução.
Jogar jogos sem dublagem
Os jogos, sejam de celular ou de videogame, oferecem uma maneira envolvente de aprender inglês em casa. Afinal, em jogos eletrônicos, precisamos direcionar nossa atenção às tarefas a serem realizadas. Felizmente, esse ato faz com que seja possível a evolução da compreensão involuntária do idioma.
As legendas podem ajudar nesse caso, principalmente os iniciantes, mas, em missões mais frenéticas, nem sempre existe o tempo de desviar o olhar para a leitura, algo que força o cérebro a entender a mensagem pela audição. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores dicas para aprender inglês em casa
Ler livros em inglês
A leitura é uma das formas mais eficazes de aprimorar o inglês; tanto que, em qualquer aula de inglês particular online, são indicados livros para serem lidos para aprimorar o aprendizado.
Escolha livros que correspondam ao seu nível de proficiência e interesse. A imersão em histórias, desde ficção até não ficção, não apenas expande seu vocabulário, mas também melhora sua capacidade de compreensão textual.
Não tenha medo de falar sozinho
Praticar o diálogo em inglês consigo mesmo pode parecer estranho, mas é uma estratégia valiosa. Desenvolva o hábito de narrar suas ações diárias em inglês, principalmente quando estiver sozinho, descrevendo pensamentos e situações. Essa prática é totalmente aliada no caminho para a fluência e confiança na comunicação, uma das melhores maneiras de como aprender inglês em casa.
Fazer aulas de inglês online
Todas as dicas acima são valiosas e são válidas até mesmo para aqueles que já possuem um nível avançado no idioma. Contudo, nada melhor para aprimorar as habilidades do que estudar inglês em casa em um curso online.
Essa prática oferece um aprendizado mais estruturado e guiado, perfeita para compreensão da gramática e não apenas do vocabulário. Essa abordagem oferece um equilíbrio entre a autonomia do estudo em casa e a orientação especializada. Portanto, considere um curso de inglês online em 2024 e evolua rapidamente.