No entanto, isso varia de acordo com as necessidades de imagem de uma empresa. Em escritórios de advocacia, por exemplo, é preciso transparecer um ambiente sério, sóbrio e tradicional, enquanto agências de comunicação podem investir em lazer, modernidade e descontração.
As sedes do Google e do Facebook são pioneiras nesses tipos de projetos de arquitetura completo. Por este motivo, a arquitetura corporativa vem investindo em locais anti-stress para os colaboradores, contendo videogames, puffs, redes e música, visando estimular a criatividade da equipe e proporcionar um ambiente lúdico.
Saiba mais como um escritório de arquitetura no ABC pode criar um projeto de arquitetura que influencie na produtividade dos funcionários de uma empresa.
Layout
O layout do escritório é um dos fatores determinantes para a produtividade e cultura organizacional dentro de uma empresa. A forma em que os setores são divididos, seja em salas privadas para alguns cargos ou setores divididos por uma função, é o que determinará como o trabalho será realizado.
Além disso, o acesso às salas devem ser facilitados para que a comunicação ocorra da melhor forma possível entre todos os setores da organização.
Nesse contexto, o arquiteto corporativo fará um projeto de arquitetura estratégico para que o barulho e ruídos não afetem o trabalho, assim como transformará o escritório em um local agradável para todos.
Cores
As cores também são elementos influentes em um cômodo para o humor e sentimentos dos funcionários. Inclusive, existem até áreas de estudos para isso, como a psicologia ambiental, além da comunicação visual.
Nesse caso, cores voltadas para o azul são ideais para ambientes que devem ser calmantes. Enquanto tons rosados transmitem paz e cores rústicas, aconchego.
O escritório de arquitetura em São Paulo deve pensar em um projeto corporativo que abranja cores neutras, mas também é possível optar por tons alegres para diminuir a monotonia e sobriedade do ambiente. Além disso, essa etapa pode ser fundamental para selecionar cores que fortaleçam a identidade visual da empresa.
Iluminação
Outro aspecto importante é a iluminação do ambiente, tanto natural quanto artificial. Para isso, é fundamental priorizar a luz natural para economizar energia, mas também escolher locais apropriados para inserir ponto de luzes artificiais para tornar o escritório mais harmônico.
Dessa forma, o colaborador não precisa fazer esforço para enxergar e a iluminação irá colaborar para o conforto de todos.
Ergonomia
Investir no bem-estar e ergonomia dos funcionários é o fator chave para a produtividade e qualidade do trabalho. Tanto móveis estofados e confortáveis quanto outros elementos de decoração devem ser incluídos no projeto corporativo para atrair e reter talentos.
Para que a arquitetura seja eficaz, é ideal a contratação de um escritório de arquitetura corporativa. Dessa forma, a empresa terá um design inovador e impressionante, além de estimular a criatividade e produção de sua equipe.