Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as etapas do Inbound Marketing e os benefícios que promove para um negócio, não? Bom, o mundo está mudando muito rapidamente e, com ele, muda-se também o comportamento dos consumidores.
Hoje em dia, são eles que têm o controle da informação e escolhem o conteúdo que realmente desejam ver. Seguindo essa realidade, é necessário ter uma comunicação direta com os clientes para conhecê-los e atraí-los até a empresa. Mas, como chamar a atenção do nosso público-alvo sem ser invasivo e interruptivo? O Inbound Marketing tem a resposta.
Conheça cada etapa do processo!
Etapa 1: atrair
Como o próprio nome sugere, a primeira etapa do Inbound Marketing é atrair as pessoas com interesse pelo seu produto ou serviço. Aí vem a pergunta: como saber quais consumidores estão procurando pela minha empresa?
Existem ferramentas para chamar a atenção desses consumidores. Tais como a produção de conteúdo relevante, uso das técnicas de SEO, links patrocinados e forte presença em mídias sociais. Ou seja, considere a contratação de uma consultoria SEO, viu?
Etapa 2: converter
Uma vez que já conseguiu atrair seu público, é hora de começar a pensar na etapa de conversão. Aqui, em troca de conteúdo robusto, valioso e relevante, os visitantes te dão informações e se tornam leads. Para isso, são empregadas ofertas e criadas landing pages, em que pode atuar uma agência de marketing.
Etapa 3: relacionar
A terceira etapa é o momento em que podemos identificar quais são os nossos leads qualificados e, assim, saber se estão preparados ou não para continuar o processo de compra. Há três formas principais de se relacionar com os potenciais clientes: e-mail marketing, automação de marketing e nutrição de leads.
Etapa 4: vender
Após ter atraído e conduzido seus leads por todo o ciclo de compra, fazendo com que eles chegassem ao estágio de venda, o objetivo principal deve ser transformá-lo em seu cliente, certo? Para isso, é preciso aproveitar todas as informações que você tem sobre lead para entrar em contato com o próprio e tentar realizar a venda. Ou então enviar uma oferta imperdível.
Etapa 5: analisar
A quinta e última etapa visa, principalmente, a análise de todo o processo de Inbound Marketing. É um ponto extremamente trabalhado por uma agência de marketing digital de performance. O objetivo consiste em conhecer os resultados das suas estratégias e saber se ela está trazendo bons resultados para a marca. Algumas ferramentas nessa mensuração de campanhas, como o Web Analytics.
E aí, deu para sacar as etapas? O Inbound Marketing se trata de uma estratégia que está mudando a vida dos negócios mundo afora. Afinal, consegue acompanhar e entender as necessidades de seus clientes.