E esse não é um incentivo para que você dirija mais rápido seu carro, mas se quiser saber o que é velocidade de verdade, conheça as máquinas mais velozes do mundo.
Em terceiro lugar, o SR-71 Blackbird que atinge 3.700 km/h. O SR-71 Blackbird é um avião de reconhecimento estratégico de curto alcance, que começou a ser utilizado em 1966. Sua velocidade era tão grande que os tripulantes tinham que usar uma roupa pressurizada, semelhante a dos astronautas.
Em um dos seus últimos voos, um SR-71 foi exibido em uma feira na França. Na viagem de volta, devido ao fuso horário, o avião chegou aos EUA cerca de 4 horas antes do horário que decolou em Paris. Praticamente uma volta no tempo.
O Blackbird tinha motores híbridos turbojatos e ramjets e alcançava velocidades de até 3.700 km/h. Devido ao custo elevado do voo, o projeto foi desativado logo após a Guerra Fria.
Na segunda posição, aparece o NAA X-15 que chega a até 7.274 km/h.
Os aviões anteriores eram rápidos, mas comiam poeira do X-15 criado pela North American Aviation, em 1967. O modelo foi utilizado em missões da NASA por 11 anos, chegando a atingir altitudes de 100 km.
O X-15 chegou a atingir a impressionante marca de 7.274 km/h (Mach 6,85). Foi o primeiro avião a ultrapassar as velocidades sucessivas de mach quatro, cinco e seis. O astronauta Neil Armstrong foi um dos pilotos de teste da aeronave.
E, por fim, o avião mais rápido do mundo é o X-43A que consegue chegar aos incríveis 11.760 km/h. Foi criado pela NASA e é um avião não tripulado, desenvolvido apenas para testar a viabilidade das aeronaves hipersônicas, com velocidades superiores a Mach 5.
A aeronave utilizava um motor do tipo estatojato, movido por hidrogênio. Ele é capaz de se aproximar da marca incrível de Mach 10, chegando a 11.760 km/h. O primeiro protótipo foi lançado em 2001, com outros protótipos sendo lançados em 2004, mas até hoje a NASA não construiu uma “versão final” da aeronave.
Aviões mais rápidos do mundo
Feito por Marília Rocha