Um estudo realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) apontou que mais da metade das escolas do ensino público já utilizam celulares em atividades dentro da sala de aula.
Dessa forma, a inovação tecnológica vem transformando os métodos de ensino, possibilitando que os professores facilitem a aprendizagem e tornando-a mais personalizada e flexível. As ferramentas que dinamizam o ensino variam desde bancadas didáticas, até a inteligência artificial.
Saiba mais sobre quais são as principais tendências na educação em 2020 e como a tecnologia gera melhores resultados na sala de aula.
Gamificação, robótica e dispositivos móveis
A técnica lúdica de gamificação consiste no uso de videogame para aplicar o conteúdo e fazer com que os alunos pratiquem os conceitos ensinados por meio de jogos.
Já a robótica, além de ser um aprendizado multidisciplinar, estimula o trabalho em equipe, a criatividade e o planejamento. Essa técnica no mercado do ensino não é nova, mas é eficaz ao colocar em prática algumas disciplinas teóricas.
O uso de dispositivos móveis em aula também já é comum, visto que materiais digitais, como vídeo aulas e livros em pdf são muito adotados nas escolas. Mas, agora é possível que o ensino híbrido ganhe mais espaço em 2020.
Deste modo, o aluno segue o seu próprio ritmo por meio de um ensino composto pelos formatos presenciais e EAD (ensino a distância).
Realidade virtual e Inteligência artificial
Já pensou em proporcionar experiências incríveis com baixo custo ao aluno? Com a realidade virtual isso é possível. Os óculos de realidade aumentada no processo de aprendizagem permite que o aluno visite lugares ao redor do mundo sem sair da sala de aula.
Dessa forma, as atividades ficam mais dinâmicas e, assim, o estudante tem uma experiência imersiva visitando monumentos históricos ou trabalhar em um laboratório virtual.
Imagina poder identificar todos seus erros na hora de estudar? A inteligência artificial é a chave para isso. Com essa ferramenta, plataformas de ensino conseguirão reconhecer os principais acertos e erros do aluno e visualizar a sua evolução.
Equipamentos didáticos
Apesar de não estar incluso uma experiência virtual, as bancadas didáticas otimizam o ensino, sobretudo, técnico e permitem que o aluno faça experimentos de situações corriqueiras em um trabalho. Existem kits didáticos de diversas áreas, como eletrotécnica, engenharia mecânica, hidráulica e engenharia elétrica.