Confira o passo a passo de como fazer uma barba da forma correta e de forma rápida:
PASSO 1: hidratante e toalha quente
“No caso dele é legal passar um hidratante antes de passar a navalha para não irritar tanto a pele. Já a toalha, ninguém vai ter um estufa em casa [para esquentar as toalhas], então o que você pode fazer é colocar no micro-ondas por uns dois minutos, meio úmida, e colocar no rosto. Você tira quando ver que começou a ficar fria.”
PASSO 2: espuma quente
“Aqui a gente tem uma máquina de espuma que sai quente. Na sua casa você não vai querer arriscar de colocar a espuma no micro-ondas. Faz o quê? Compra aquela espuma de bisnaga, pega um pouco de água do chuveiro ou pode esquentar no fogão e mistura. É melhor para aplicar na pele. Não usamos pincel [na hora de aplicar a espuma] porque temos muitos clientes, não é higiênico, mas você pode usar em casa.”
PASSO 3: navalha e desenho da barba
“Primeiros nós usamos a navalha para fazer o desenho da barba e tirar o excesso de pelos, sempre passando no sentido em que eles crescem. Ao invés da navalha, que nem todo mundo tem, você pode usar um barbeador com uma lâmina só, é mais fácil de marcar o desenho. Depois você usa a que quiser.”
PASSO 4: óleo e outra toalha quente
“Antes de fazer a barba contra o pelo, que é a parte mais agressiva, a gente passa um óleo hidratante, um óleo de amêndoas, que ajuda a hidratar o pelo. O legal é evitar ao máximo deixar sua pele vermelha. Não adianta fazer a barba e arrebentar a pele. Aplicamos mais uma toalha quente porque a pele vai esfriando.”
PASSO 5: fazendo barba e bigode
“O legal é fazer bem de leve porque é contra a pele, não pode forçar muito para não irritar a pele. É importante ter atenção no pescoço. Geralmente, os pelos abaixo do ‘gogó’ (ou pomo de Adão) crescem para o peito, acima dele, para a cara. No bigode, é legal não deixar passar da linha de expressão do rosto ou fica um aspecto meio esquisito, e é sempre bom deixá-lo alinhado para não passar do lábio. Dê uma penteada. Tente usar um barbeador elétrico porque qualquer descuido com um de lâminas é um corte na hora. Dói muito, e eu sei, e sangra demais.”
PASSO 6: volume da barba
“Aqui nós vamos abaixar o volume dessa barba. Nessa hora é bom ficar esperto para os pelos não voarem no seu olho, é igual faca. Se tiver, peça para a namorada ou o namorado te ajudar, não custa nada, é coisa de minuto. Sempre que você usar o barbeador elétrico, passa um óleo, às vezes vem junto na caixa, nas lâminas antes de guardar. É bom mandar afiar as lâminas de dois em dois anos.”
PASSO 7: massagem e aquela relaxada
“Nós temos um massageador que faz vibrar a mão. Em casa você pode fazer movimentos circulares no rosto para aumentar a circulação de sangue. Dá uma relaxada.”
PASSO 8: o pós-barba
“Pós-barba tem que arder. Esse negócio de não arder não existe. Fecha na hora o poro. Eu prefiro o clássico, líquido, joga nas mãos e passa. Estranho que ele não gritou.”
PASSO 9: talco, toalha molhada e fim
“Passo um talco para tirar esses caem no pescoço. Em casa, ou com talco ou com a toalha, fria mesmo, você pode passar no rosto e tirar esses pelos que ficam. Passa na cara inteira, sempre sai farelo de barba.”