Plínio Soares de Arruda Sampaio, intelectual e ativista político brasileiro, nasceu em São Paulo, em 26 de julho de 1930.
Foi filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e foi candidato à Presidência da República do Brasil nas eleições de 2010, obtendo a quarta posição, com 886.816 votos (0,87%).
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1954, militou na Juventude Universitária Católica, da qual foi presidente, e na Ação Popular, organização de esquerda surgida a partir dos movimentos leigos da Ação Católica Brasileira.
Plínio foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 1962, pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC). Ao longo da carreira política, ele exerceu três mandatos como deputado federal.
No Legislativo, Plínio participou, em 2 de abril de 1964, da sessão que declarou vaga a Presidência da República no Congresso Nacional, ato que homologou o golpe ao presidente João Goulart. No mesmo ano, ele foi cassado pelo Ato Institucional nº 1 e teve de se exilar no exterior.
Durante o regime militar (1964-1985), Plínio Sampaio viveu no Chile e nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil em 1976, no início do processo de abertura política.
Ele foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 80. Em 2005, época do escândalo do mensalão, Plínio teria se afastado do partido por discordar do resultado de uma disputa interna.
Plínio faleceu, em São Paulo, no dia 8 de julho de 2014, aos 83 anos, após passar por tratamento contra um câncer ósseo.
Feito por Marília Rocha
Biografia de Plínio de Arruda Sampaio – confira fotos
CONFIRA FOTOS DE PLÍNIO: