Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. Esse mesmo termo já foi associado à crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento.
Atualmente o Black Friday é o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento, o que acaba sendo também a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes. Nos últimos anos, a Black Friday também ganhou força no e-commerce, já que muitas lojas que também vendem pela internet lançam ofertas que podem ser compradas por seus sites.
Nos Estados Unidos, o dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.
No entanto, é importante ficar atento à veracidade das promoções. Devido ao grande sucesso do evento muitos golpes acabam sendo registrados por consumidores. A melhor dica é investir em portais conhecidos que já tenham te atendido anteriormente de forma satisfatória.
Black Friday
Feito por Marília Rocha