Apesar da Argentina não ter conquistado o título mundial no último domingo, 13.julho.2014, e de Messi não ter brilhado muito na partida decisiva, o camisa 10 da Argentina foi eleito pela Fifa o melhor jogador da competição.
Esse fato contribui para perpetuar uma situação repetida há 20 anos: o troféu Bola de Ouro tem premiado um jogador que não conquistou o título – o último a conciliar a láurea individual e a taça foi o brasileiro Romário, em 1994.
Para eleger o melhor do Mundial, a Fifa elege um júri técnico responsável pelas análises e pela decisão. A entidade anunciou depois das semifinais uma lista com os dez finalistas do prêmio: Neymar (Brasil), Messi (Argentina), Di María (Argentina), Mascherano (Argentina), Müller (Alemanha), Hummels (Alemanha), Lahm (Alemanha), Kroos (Alemanha), Robben (Holanda) e James Rodríguez (Colômbia).
A partir do anúncio da lista, a Fifa faz uma votação para definir qual deles fica com a Bola de Ouro. A eleição é fechada antes da decisão, e isso justitica tantas vitórias de jogadores que não brilham nas disputas de título. O vencedor anterior, Diego Forlán, sequer esteve na partida final da África do Sul.
Feito por Marília Rocha
Bola de Ouro Copa 2014 – Messi (Argentina)
VEJA IMAGENS: