Taxa de Abandono

Bounce Rate: Como Diminuir a Taxa de abandono Site – Bounce Rate

Como Diminuir a Taxa de abandono Site – Bounce Rate

Taxa de Abandono

Foto Divulgação: Taxa de Abandono

Os participantes da pesquisa citaram também quais são as ações que tomam a fim de diminuir ou manter uma Taxa de Rejeição baixa. A seguir, estão agrupadas e listadas as dicas recebidas, adicionadas de algumas de minha própria experiência:

  • Layout – Seu site deve ser organizado, causando boa impressão ao visitante e permitindo que ele encontre o que quer. Do contrário, um site mal organizado irá espantar o visitante, antes mesmo que ele termine de ler o artigo atual. Da mesma forma, páginas pesadas e lentas para carregar devem ser evitadas.
  • Artigos relacionados ao post atual – É uma ótima idéia mostrar ao visitante outros artigos seus sobre o mesmo assunto que ele está lendo. Isso pode ser feito manualmente, ou com ferramentas como FEEDJIT, que pode ser visto em FEEDJIT: Veja seus visitantes em tempo real.
  • Artigos mais populares – Outra idéia interessante é listar os seus artigos que receberam mais visitas ou comentários. Normalmente, esses artigos são os que mais interesse despertaram. Como o item anterior, ele também pode ser manual, ou feito com o FEEDJIT, ou outra ferramenta.
  • Links para outros artigos – Outra forma de atrair o visitante para outros posts, é fazer um link para eles em seu próprio texto, como fiz neste texto, desde que eles estejam relacionados com o assunto atual. É uma ótima forma de complementar a informação.
  • Conteúdo para palavras-chave com alta rejeição – O Google Analytics permite que você veja quais foram as palavras chave que geraram maior taxa de rejeição. Você pode se basear nisso para criar conteúdos que atraiam esse visitante.
  • Otimizar seu site para ferramentas de busca – Um dos fatores que geram a rejeição é o visitante chegar por uma ferramenta de busca a uma página que não contém o que ele esperava. Isso pode ser evitado – ou diminuído – quando você faz um bom trabalho de otimização. Para algumas dicas, leia o artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/03/otimizacao-do-blog-para-o-google.html.
  • Textos concisos e bem organizados – Evite escrever textos enormes, cansativos e mal-organizados. Isso cansa e espanta o visitante. Divida-o em tópicos, use figuras e organize suas idéias.
  • Tags e categorias – Este é outro recurso que pode atrair o visitante a ler outros artigos similares. Assim, divida seus artigos em categorias e crie tags para indicar outros que estejam relacionados.
  • Resumo dos artigos na página principal – Para evitar que o leitor veja seus artigos completos já na página inicial, faça apenas uma chamada para o assunto e mostre o conteúdo completo após ele clicar em um “Leia mais” ou similar. Leia sobre isso em Resumo da postagem na página principal.
  • Séries de artigos – Se o assunto é extenso, divida-o em séries de artigos. No início ou final de cada artigo, deixe claro que se trata de uma série e coloque os links para os demais artigos.
  • Diversificação de serviços – Crie outros serviços que atraiam o visitante. Nessa categoria podem se enquadrar enquetes, biblioteca de imagens, aplicativos, promoções e o que mais sua criatividade permitir.

E, uma última e importante dica: analise com cuidado as sugestões acima e escolha as que se adequam ao seu trabalho. Nem todas elas trarão um resultado positivo e imediato. Algumas podem até ter efeito contrário e aumentar sua taxa de rejeição. Minha recomendação é que você as implemente gradativamente e verifique se a Taxa de Rejeição realmente diminuiu com o tempo. Caso tenha funcionado, parta para a próxima. Em caso negativo, descarte a idéia que não funcionou

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