País fica em terceiro lugar na geração de energia renovável

Brasil é o terceiro maior gerador de energias renováveis

No ano de 2019, o Brasil ficou em terceiro lugar diante ao assunto de energias renováveis, esse dado foi publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA) e constata que o país está investindo em energia fotovoltaica.

Com o assunto em alta, existem diversos cursos de aperfeiçoamento que estão sendo procurados pelos alunos para aulas práticas em bancadas didáticas e especialização do tema.

O Brasil possui uma matriz elétrica de energia limpa e tem 68,1% da sua produção voltada para a geração hidráulica. Essa conquista agrega visibilidade ao país já que com essa ação é possível reduzir quase 30% das emissões de gases do efeito estufa.

O laboratório de energias renováveis é o principal fator para que o Brasil consiga crescer quando o assunto é energia limpa, ato que beneficia o meio ambiente e consequentemente o homem.

Tipo de energia limpa

O Brasil tem trabalhado bastante e procurando cada vez mais por profissionais especializados no assunto, para que dessa forma o país possa evoluir e encontrar mais métodos para continuar atuando ao lado do meio ambiente.

  • Energia Eólica gerada pelo vento.
  • Energia Solar   gerada através dos raios solares.
  • Energia Maremotriz – pode ser gerada através da variação de altura no nível do mar, ou por suas correntes oceânicas.
  • Energia Hidráulica gerada pela força das quedas d’água ou correntezas dos rios.
  • Energia Nuclear gerada através da fissão nuclear.
  • Energia Biogás — gerada pela transformação do lixo orgânico.
  • Energia Biocombustível gerada pela transformação de produtos agrícolas em combustível.
  • Energia Geotérmica gerada através do calor proveniente do magma no interior da terra.

Profissionalização

Com a crescente dos números em relação às energias renováveis, os cursos para essa área estão sendo concorridos entre os profissionais, tanto como especialização para profissionais formados, quanto para cursos profissionalizantes iniciais.

Desta forma, é necessário que o interessado busque por cursos que foque em aulas práticas com acessórios, como bancada didática de energia solar fotovoltaica, para que possam entender o funcionamento das diversas energias renováveis que existem.

Grande parte do processo de  aprendizagem do curso se dá em laboratórios já que as aulas práticas para esse tema são de extrema importância. Geralmente, são divididas em módulos ou em alguns cursos de curta duração,  as atividades práticas acontecem em uma única aula, a depender de cada instituição.

Por isso, é importante que os alunos verifiquem a composição da instituição e observe se a mesma possui equipamentos adequados e de qualidade para aplicar as aulas, como uma bancada didática para estudo da convecção de calor que auxilia no aprendizado do aluno da energia natural e da forçada.

As bancadas de energias renováveis abordam todos os tipos de energia limpa e agregam valor e qualidade para o currículo do aluno. Representam assim um ótimo investimento para quem procura por cursos promissores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *