Capacitação profissional e desafios da indústria 4.0

Capacitação profissional e desafios da indústria 4.0

Nos últimos dois anos, 60% das 11,8 mil vagas oferecidas em mutirões de emprego não foram preenchidas por falta de qualificação. Uma dessas causas é a falta de preparo em meio aos avanços da tecnologia. Devido à esse cenário, investir na qualidade da formação dos jovens é importante, como a utilização de bancadas didáticas e realidade virtual na educação.
A taxa de desemprego é de 11,2% no trimestre encerrado em novembro de 2019, segundo o IBGE. Apesar de ser considerada a menor taxa desde de março de 2016, o desemprego atinge 11,9 milhões de pessoas. Assim, os novos profissionais devem estar cada vez mais capacitados para entrar no mercado de trabalho.

Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 está chegando no Brasil, trazendo muitas inovações que podem prejudicar aqueles que não tiverem um bom preparo nos cursos profissionalizantes.
Essa nova fase trará inovações na robótica, realidade aumentada, simulações virtuais, entre outros. Por isso, os cursos devem dar atenção à realidade aumentada em sala de aula.
A indústria 4.0 aumentará a eficiência produtiva, flexibilidade, aumento de disponibilidade de máquinas, redução de tempo e gastos, entre outros benefícios para as indústrias. Ela consiste na aplicação de novas tecnologias, como a automação de tarefas e controle de dados.
Os trabalhos manuais já vem sendo substituídos por máquinas nos últimos anos e isso continuará nessa nova era. Cada vez mais as empresas vão se modernizar para aumentar produtividade e, consequentemente, lucro.

Qual deve ser o perfil de um profissional da indústria 4.0?

Agora que você já sabe que a indústria 4.0 impacta o cenário e mercado brasileiro, além de exigir um profissional mais qualificado e preparado, que características um profissional dessa nova fase deve ter?

Boa formação

A base para qualquer profissional é a formação, né? E em áreas de tecnologia, os cursos profissionalizantes de qualidade e atualizados são ainda mais importantes. Por isso, os cursos devem investir em bancadas didáticas para engenharia, além de outros equipamentos para facilitar o aprendizado e ajudá-lo na preparação do mercado cada vez mais tecnológico.
Laboratórios virtuais também devem ser utilizados pelos alunos. Além disso, os cursos de engenharia, sistema de informações, arquitetura, entre outros devem contar com bons equipamentos de laboratório engenharia aeronáutica, laboratório engenharia agrícola, ou qualquer outro curso.
A realidade aumentada e virtual também ajuda na boa formação, ajudando o aluno a sair mais preparado.

Ter capacidade de adaptação

Com os avanços da tecnologia, é importante que o profissional tenha a capacidade de se adaptar às mudanças do setor industrial. Além de uma boa formação utilizando bancadas Engenharia Civil, entre outros itens, a pessoa deve estar sempre atenta a novas pesquisas e atualizações.

Experiências

O aprendizado na prática conta muito! Por isso, experiências são vistas como um diferencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *