Quase tudo o que se ouve de música durante o Carnaval carioca é samba. É uma música exclusivamente brasileira originária do Rio de Janeiro e uma forma de dança que foi inventada pelos afro-brasileiros mais pobres séculos atrás.
A palavra samba vem da palavra angolana semba, se referindo a um tipo de música ritual. A palavra tinha uma variedade de significados para os escravos africanos trazidos ao Brasil durante os séculos XVII, XVIII e XIX. Ela significava orar ou invocar os espíritos dos antepassados e os deuses do Panteão Africano. Como substantivo, poderia significar uma queixa, um grito, ou algo como “o blues”.
As escolas de samba entretêm a comunidade com de noites de samba e criam um concurso para o desfile. Elas têm que escolher temas, escrever músicas e letras de músicas, fazer fantasias e carros alegóricos e ensaiam durante todo o ano para ter sucesso no desfile. As escolas de samba são elementos vitais do carnaval carioca. Elas são clubes sociais que representam um determinado bairro, normalmente uma comunidade da classe trabalhadora, as favelas. Elas têm uma quadra de samba para diversão e praticar o samba, e uma unidade de produção separada (barracão) para fazer suas fantasias e carros alegóricos para o seu desfile.