Cada vez mais os arquitetos têm buscado formas de otimizar os projetos residenciais, não apenas no que tange o tempo de entrega para o cliente, mas também nas questões de custo e sustentabilidade. Confira mais a respeito das tendências de casas de aço!
Utilidades da chapa de aço
Uma das grandes razões pelas quais as indústrias usam as chapas de aço é porque elas são funcionais e econômicas. Além disso, a chapa de aço inox são extremamente resistentes, por vezes as espessuras de chapas de aço são mais rígidas do que o ferro difundido.
A chapa de aço galvanizado passa por diversos procedimentos, por conta disso, a temperatura de cada laminação tem uma utilidade diferente. As chapas de aço carbono laminadas à quente são utilizadas na construção mecânica e civil, na fabricação de auto peças com tubos de aço e também na indústria de móveis.
Enquanto a “laminada a frio” atende as necessidades da construção civil no caso das esquadrias e similares, bem como da produção de eletrodomésticos como é o caso dos fogões e das geladeiras, e do setor automobilístico.
Já a chapa xadrez é indicada para quem está em busca de um produto que garanta a segurança do espaço, por essa razão que é comum ver a chapa xadrez aço carbono em veículos de transportes públicos e também em rampas.
Projetos de arquitetura com aço
Diferentemente do que se costuma pensar, a utilização do aço como material de construção não tem um custo elevado. Na realidade isso depende da demanda necessária para o projeto, ou seja o tamanho a espessura que será utilizada.
Além disso, há um certo receio acerca da possibilidade dele sofrer corrosão. Por conta disso, você deve utilizar o aço inoxidável que conta com um revestimento que serve de proteção para a estrutura, e que além disso, suporta perfeitamente às mudanças de temperaturas.
Uma grandes vantagens em optar por esse material é que ele tem um tempo de fabricação inferior aos demais, o que facilita e muito o processo de montagem da casa. Para se ter uma noção, o uso do aço em um projeto arquitetônico faz com que a residência fique pronta em apenas uma semana!
Além disso, é excelente para a redução de resíduos, pois não há a necessidade de utilizar areia, ferragens, cimentos e afins.
E os retalhos de aço que sobrarem podem ser destinados para a reciclagem, uma vez que ele tem um bom valor de revenda e ainda pode ser derretido para a confecção de outras peças.
Se você tem o intuito de economizar na obra, saiba que o aço requer um número menor de funcionários.