Se você já se perguntou qual é a diferença entre SEO e CEO, não se sinta sozinha. Ambas abreviações causam dúvidas na cabeça das pessoas, entretanto, são bem distintas e podem ser aprendidas facilmente.
Preparamos este artigo a fim de mostrar o que cada sigla significa, afinal, as duas podem ser encontradas e/ou vistas no mundo do marketing digital. Se quer esclarecer o assunto, continue a leitura e confira!
SEO: o que é?
Para entender as diferenças entre os dois termos, você precisa saber o que cada um é, o que significa e qual sua importância.
No caso de SEO, a sigla é uma abreviação para o termo “Search Engine Optimization”, que em português significa “Otimização de mecanismos de busca”. O SEO está intimamente ligado ao mundo do marketing e é o grande responsável por colocar o site do cliente na primeira posição do Google (ou em outro mecanismo de pesquisa).
Os redatores de uma agência de marketing digital, assim como os analistas de SEO, criam estratégias no intuito de melhorar o posicionamento do cliente. O que ele ganha com isso? Muito simples! Além da alta visibilidade no mercado digital, o site da cliente passa a receber visitas orgânicas, o que, consequentemente, melhora o desempenho das vendas de um negócio.
Por isso muitas agências investem em otimização seo.
CEO: o que é?
Quanto ao CEO, a sigla é uma abreviação para o termo “Chief Executive Officer”, que em português significa “Diretor Executivo” (ou “Diretor Presidente”, como preferir).
Se você trabalha em uma agência de marketing e alguém se autodenomina CEO de lá, saiba que ela está no cargo mais alto da empresa. O principal objetivo de um CEO é desempenhar uma visão estratégica dentro da empresa em que ele trabalha.
Dito isso, entende-se que a pessoa CEO “faz tudo”:
1. Direciona as atividades e tarefas;
2. Elabora e conduz os valores, as missões e objetivos da empresa;
3. É o porta-voz;
4. Cuida das estratégias ao lado de outros diretores;
5. Modifica os processos e/ou implementa-os.
A união dos dois
Embora os termos sejam diferentes, é justo destacar que as áreas não estão tão distantes se comparadas a uma empresa de marketing.
Um profissional de SEO pode receber direcionamentos de um CEO para colaborar com o crescimento e avanço de um cliente. Todos os profissionais, seja um SEO, seja um profissional de Mídias que trabalha com link patrocinado facebook, alinham suas estratégias em prol de um único objetivo: colaborar com o desenvolvimento e sucesso de um cliente.
Agora fala a verdade, aprender sobre as diferenças entre SEO e CEO foi mais fácil do que entender o que é Inbound Marketing, não é mesmo?