Por isso, preparamos um post com as melhores dicas de polimento para chapas de aço. Confira:
1. O que evitar no polimento?
Primeiramente, para garantir que não apareçam manchas e riscos, e nem que o material da peça seja corroído, é importante estar atento ao que não usar no momento de polir as chapas.
Em hipótese alguma utilize as palhas de aço ou o lado aderente das esponjas de limpeza, esse tipo de material são os maiores causadores de riscos nas peças, e além disso retiram todo o brilho, prejudicando a estética e a durabilidade.
É fundamental evitar também a utilização de produtos amoníacos, álcool e cloro.
2. O que usar para limpar?
Mas o que usar então para garantir uma boa limpeza das chapas, retalhos ou tubos de aço, sem prejudicar o material?
As esponjas de nylon e os panos de microfibra são excelentes aliados quando o assunto é limpeza de chapas de aço sem riscos e manchas. Além disso, os produtos químicos devem ser a base de produtos alcalinos ou sem cloro.
Você pode optar também por adquirir produtos específicos para a limpeza de aço, que além de realizarem a limpeza ainda protegem a peça.
3. Como continuar a limpeza no momento de manutenção?
No momento da limpeza é fundamental ter cuidado ao esfregar, os movimentos devem ser de forma leve e sem força.
As chapas galvanizadas, por exemplo, possuem linhas em uma direção, e no momento da realização da limpeza, é ideal seguir a mesma direção da linha, para evitar o aparecimento de manchas.
4. Vantagens do polimento
Realizar o polimento das peças de aço não gera efluentes ou poluição prejudicial para a natureza.
Além disso, no caso de empresas ou de lugares que possuem alta demanda de polimento, é possível realizar a automatização do processo.
Outra grande vantagem do polimento está no resultado visualmente satisfatório independentemente do tipo de aço.
5. Desvantagens do polimento
No entanto, algumas desvantagens podem ser apontadas, como a alta emissão de poeira durante o processo e a grande dificuldade de polimento em peças mais complexas.
Além do mais, nos casos onde o polimento não é realizado de forma correta, é possível que existam riscos, manchas, danos e deformações na superfície do material, prejudicando a estética e a durabilidade da peça.