Como foi o ano de 2020 para o setor de aço?
Antes de olhar para 2021, é preciso lembrar como a indústria do aço passou pelo atípico ano de 2020. Com o coronavírus e suas medidas de isolamento social, chapas de aço galvanizado, xadrez, inox e outros foram produzidos em menor quantidade.
No início da pandemia, ainda no primeiro semestre do ano, a produção de aço teve uma grande queda. Além de operar com parte da equipe, os setores que mais consumiam chapas de aço e outros produtos do material também sofriam com a Covid-19. No entanto, ao passar dos meses, o setor de aço começava a se recuperar.
Um exemplo claro desta recuperação foi dezembro de 2020. A produção de aço no último mês do ano foi maior do que no mesmo período do ano de 2019, sendo um aumento de 17,2%. O Instituto Aço Brasil afirmou que a produção siderúrgica nacional foi de 31 milhões de toneladas. Isso representa uma queda de 4,9% em comparação ao ano de 2019.
E 2021?
O fim do ano passado já dava esperanças para a indústria de aço brasileira, criando melhores perspectivas para 2021. A aposta das indústrias do setor é que ocorra um aumento nas vendas internas de 5,3% neste ano e o consumo de produtos siderúrgicos cresça 5,8% em comparação ao ano anterior.
O Instituto Aço Brasil espera este cenário positivo, uma vez que acredita no maior consumo de chapas xadrez, galvanizado e o aço em geral nos setores de construção civil, infraestrutura, entre outros.
Destacamos que a construção civil tem projeção de crescimento para este ano. Especialistas acreditam que o setor pode gerar mais de 200 mil empregos. Esse aumento é um indicativo positivo para a indústria de aço, já que a construção consome bastante o material.
Chapas de aço e construção civil
Como mencionamos, o aço é utilizado em larga escala nas obras de construção civil. Mas por que as chapas galvanizadas, chapa xadrez aço e outros itens de aço são valorizados nesse setor? Não é possível dar apenas um motivo, afinal a resposta é o conjunto de vantagens que esse material proporciona, como:
- alta resistência;
- acessível;
- seguro;
- flexível;
- sustentável;
- versátil.
Essas são apenas algumas características que tornam as chapas, bobinas e tubos de aço importantes para a construção civil.