Continue lendo para entender e escolher o mais indicado para o seu caso!
Chapas de aço
Você já deve ter visto que existem diversos tipos de chapas no mercado. No entanto, todas elas são feitas sob medida, ou seja, de acordo com as medidas especificadas pelo cliente. Em um primeiro momento, o aço está em bobinas, que nada mais são do que rolos. Depois, ele é cortado em chapas.
Como já foi dito, o material tem muitas aplicações. Assim, o tipo de chapa recomendado varia de acordo com a situação:
Chapas galvanizadas
A chapa galvanizada apresenta alta resistência, uma vez que passa pelo processo de galvanização. Trata-se do recebimento de uma camada de zinco. Esse metal protege a chapa de corrosão, trazendo vantagens.
Por ter tantas características positivas, é aplicado na construção civil, veículos, fachadas, painéis solares, entre outros.
Chapa Xadrez
A chapa xadrez é mais fácil de ser reconhecida, já que é antiderrapante. É encontrada em ônibus, escadas, pisos, entre outros locais.
Chapa de ferro
Além da chapa xadrez aço carbono e da chapa de aço galvanizado, podemos encontrar a chapa de ferro. É resistente e conduz calor, portanto é comumente encontrada dentro de casa!
Chapa de aço inox
O aço inox é mais resistente à corrosão que os demais, por isso é procurado para ser usado na fabricação de objetos de elevada vida útil e de qualidade. No entanto, por ter essa característica, costuma ser mais caro.
Bobinas de aço
Como já foi mencionado, a bobina é um rolo de aço, portanto não é cortada em chapas. Costuma ser adquirida por setores que utilizam o material em grande quantidade e ainda não possuem as medidas certas para fazer o corte.
Como escolher
O recomendado para a escolha entre chapas e bobinas de aço é pensar na finalidade. Quando a pessoa já sabe onde irá utilizar e tem as medidas certas, as chapas de aço são indicadas.
No entanto, em situações em que ainda não há medidas, a bobina de aço apresentam vantagens. Isso faz com que você não desperdice material, melhorando o custo-benefício.
Indústria do aço e a covid-19
Assim como os outros setores da economia, a indústria do aço também vem sofrendo os efeitos provocados pela crise do novo coronavírus. De acordo com o Instituto Aço Brasil, houve queda de 2,6% na produção e de 4,8% nas vendas de março em relação a fevereiro.
O Índice de Confiança da Indústria de Aço no Brasil também vem declinando. Em fevereiro o ICIA era de 70,2 pontos, já em março caiu para 37,4 e em abril, 16,3.