O engenheiro Aarão Reis, um admirador de Paris e Washington, foi o responsável pela elaboração do plano de urbanização da nova capital do estado. Entretanto, o projeto não previa o rápido desenvolvimento que Belo Horizonte sofreria após um período de estagnação nas primeiras décadas do século XX. Rapidamente, a cidade expandiu-se além dos limites originais, e novos bairros precisaram ser planejados e desenvolvidos — o mais conhecido deles sendo a Pampulha, uma região de largas avenidas e diversas praças e parques projetados na década de 1940 pelo principal arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.
Atualmente, Belo Horizonte — ou “Beagá”, como é conhecida por todos — é o sexto município mais populoso do Brasil, com pouco mais de 2,4 milhões de habitantes, enquanto a área metropolitana, que engloba um total de 34 cidades, ocupa a terceira posição no país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
Da beleza das áreas verdes ao cuidadoso planejamento urbano, do amplo conjunto de atividades culturais às maravilhas naturais da Serra do Curral, Belo Horizonte possui inúmeras razões para ser constantemente apontada como umas das metrópoles latino-americanas com melhor qualidade de vida.