Feito por Marília Rocha
O coco é uma das frutas mais versáteis para a culinária e são muito saudáveis.
Para os amantes de história, os frutos da planta coqueiro só passaram a ser chamadas de “cocos” a partir da associação da aparência do fruto, visto da extremidade, em que o endocarpo e os poros de germinação assemelham-se à face de um “coco” (monstro imaginário com que se assusta as crianças; papão; ogro). Essa nomenclatura foi dada pelos portugueses, no território asiático de Malabar, ainda
durantes as viagens de Vasco da Gama à Índia (1497-1498).
Hoje em dia, além da água de coco ser um hidratante natural super indicado para repor vitaminas e sais minerais perdidos em dias quentes, a fruta também é recomendada para acelerar o processo de emagrecimento.
Essa fruta pode entrar no menu regularmente na forma de gordura de coco, encontrada em lojas de produtos naturais, leite de coco, coco desidratado ou natural. A fruta verde, embora saudável, não se presta para eliminar quilos extras. É que nesse estágio ainda não há teor significativo de ácido láurico e monolauril. Por isso, para fins antibarriga, só vale usar a fruta madura, seca.
Segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro: “Essa dupla reduz o percentual de gordura corporal porque os triglicerídios de cadeia média, caso do ácido láurico e do monolauril, favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia”, conta ela. E o resultado desse processo é o combate e a diminuição dos depósitos das gorduras que estufam o corpo. “O ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento”, completa Tamara.
Outro ponto interessante é que há muitas maneiras de consumir coco. Para ver receitas com a fruta, como por exemplo, torta de coco, acesse o portal Minuto Receitas.
Coco – conheça os benefícios da fruta para a saúde
VEJA IMAGENS DE COCO: