Independente se você vai realizar a manutenção em casa, ou contar com uma equipe profissional de lavagem de tapete, é preciso tomar cuidado com produtos e técnicas utilizadas para não danificar sua peça, principalmente se for um tapete felpudo.
Afinal, de quanto em quanto tempo preciso realizar a limpeza do tapete?
Então antes de comprar um tapete, saiba que é preciso higienizar em uma lavanderia de tapetes semestralmente e em casa uma vez por mês. É necessário manter essa alternância entre o profissional e o amador para economizar, mas se preferir pode contar com profissionais quinzenalmente.
A primeira razão que você precisa ter em mente para lavar tapete com uma frequência é para garantir sua saúde, da família e amigos que frequentam o ambiente. Afinal, um simples tapete para decoração pode ser morada de inúmeros fungos, ácaros e bactérias.
Os perigos em não lavar o tapete
Os fungos e bactérias podem ser os grandes causadores de doenças relacionadas com alergias e irritações de pele, principalmente para residências que contam com crianças ou adultos que sofrem com asma e rinite alérgica.
Saber como limpar tapete reduz significativamente os fungos, ácaros e bactérias e os riscos de contaminação por estes pequenos seres inconvenientes. Você sabia que atualmente os ácaros representam mais de 48.000 espécies diferentes? Dessa forma, melhor garantir a lavagem de tapete frequentemente, não é?
A limpeza periódica
Por mais que você não possa levar o seu tapete todos os meses para uma lavanderia especializada em lavagem de tapete a seco, é possível promover a manutenção no dia a dia. Óbvio que que esses cuidados básicos não substituem uma limpeza profunda de profissionais, mas ajuda na manutenção e durabilidade do seu tapete e até mesmo economicamente.
Aplique essas dicas pelo menos uma vez na semana: Passe um aspirador de pó e use uma vassoura adequada para o seu tipo de tapete, dessa forma, ajuda mantê-lo higienizado. Lembre-se, se você possuir um pet e criança em casa, a limpeza precisa ser realizada diariamente.