A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz que ocorre quando se entra em contato com alguma substância estranha que causa alergia. O nariz possui um mecanismo de defesa que impede a entrada dessas substâncias e provoca espirros, coriza e obstrução nasal para tentar removê-las. Isso acontece instantaneamente.
Os principais causadores são os ácaros, microscópicos aracnídeos presentes, principalmente, na poeira domiciliar. Eles costumam ficar também nas fibras dos colchões, travesseiros e móveis.
Além dos ácaros, a rinite também é agravada por fungos, mofo, pólen, cigarro, vape, alguns alimentos, perfumes e mesmo produtos de limpeza com odor muito forte.
Tratamento
A rinite alérgica não tem cura, mas é possível controlar as crises com medicamentos, vacinas e alguns cuidados. O primeiro passo é fazer a higiene no ambiente para evitar o contato com as substâncias que desencadeiam os sintomas. Se essas medidas não forem suficientes, visite um médico. Evite também a automedicação e só use os remédios durante o tempo determinado pelo médico.
Uma terceira opção de tratamento são as vacinas antialérgicas aplicadas mais de uma vez por semana durante alguns meses.
Feito por Marília Rocha
Como combater a rinite alérgica
VEJA IMAGENS: