Portanto, os materiais escolares devem ser conservados durante o ano todo para que a criança consiga usá-los de novo! Mas como fazer isso? Vamos dar algumas dicas!
Converse com seu filho
O primeiro passo para conservar os materiais é conversar com seu filho, já que é ele quem usará no dia a dia. Explique que os produtos são caros e por isso, é necessário cuidar bem para usar no ano seguinte.
Se a criança for pequena e não entender direito, aproveite a oportunidade para dar uma aula sobre dinheiro.
Depois que ele entender, combine algumas regras para a utilização do material, como:
- lavar e enxugar as mãos antes de pegar nos materiais;
- colocar todos os lápis, caneta marca texto no estojo;
- cuidar da mochila e lancheira escolar
Escolha mochilas impermeáveis e fortes
A mochila escolar costuma ter um preço elevado, por isso muitos pais optam por comprar a cada dois anos, por exemplo. Para garantir o bom estado, não deixe se enganar pelos preços baixos e péssimas qualidades, o barato pode sair caro!
Na hora de escolher a mochila para o seu filho, prefira as impermeáveis e de boa qualidade, ou seja, mais resistentes.
Encape os cadernos e livros
Caderno aramado e livros merecem atenção especial. Umas maneiras mais eficazes para conservar esses produtos é encapar com papel contact. Assim, evitará que as capas amassem ao longo do tempo.
Coloque etiquetas
É comum as crianças esquecerem e perderem materiais na escola. Por isso, coloque etiquetas com o nome da criança, pois será mais fácil a devolução.
Colocar etiquetas em apontadores, régua e todos os outros itens leva paciência e tempo, mas vale a pena! Pense que se seu filho perder um corretivo líquido, por exemplo, e estiver sem nome, você terá gastos para comprar um novo.
Organização e rotina
Outra dica é criar uma rotina com seu filho para verificar o material escolar e manter a mochila organizada. Portanto, toda noite abra a mala da criança e veja se todos os itens estão ali e como está o estado.
Também é importante não deixar livros, pasta suspensa, cadernos jogados na mochila, pois há chance de quebrar ou amassar algo.
Aproveite esse momento para ensinar seu filho
Como já foi dito acima, a conversa no início do ano para conservar os materiais é um momento para dar uma aula para ele. Durante o ano, se você perceber que ele não está cuidando dos itens, converse novamente, assim a criança aprenderá como respeitar as regras e ter cuidados com aquilo que é seu.