As peles dos bebês já são naturalmente mais macias e dependendo da forma e dos produtos que são utilizadas, os riscos de inflamações e alergias aumentam, principalmente nas regiões íntimas.
Na hora de trocar a fralda, é importante que os pais observem bem se a pele está avermelhada. Além disso, especialistas também dizem que nem sempre o uso de pomadas contra assaduras é recomendável.
A pediatra Anna Júlia Sapienza, gerente médica da unidade de internação do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, diz “Tenho objeções ao uso porque muitos pais, no momento de retirar a pomada, acabam friccionando demais a região com o algodão ou o lenço. Com isso, acabam retirando a camada de proteção natural da pele, deixando a área ainda mais exposta”, afirma.
Ela indica que essas pomadas sejam utilizadas apenas quando as fezes estão mais líquidas e com odor mais forte do que o habitual, o que pode indicar que estão ácidas. “Nessas situações, as pomadas formarão uma espécie de filme protetor, minimizando o contato da pele com o agente causador da assadura. Nas demais situações, elas são dispensáveis”, diz Anna Júlia.
Outra boa dica é ficar sempre atento se a pele do bebê está realmente avermelhada. Caso isso aconteça é sinal de assadura, ou seja, o uso da pomada não só é recomendável, quanto é necessário.
Feito por Marília Rocha
Como cuidar da higiene pessoal do bebê
VEJA IMAGENS: