A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca uma constante perda de peso, muito maior do que é considerado saudável para a idade e altura normal, considerada saudável.
Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para perder peso.
Um dos sinais de que uma pessoa já pode estar desenvolvendo um comportamento ligado à anorexia, pode se dar logo no primeiro ano de vida da criança, quando o bebê recusa a comer e os pais o forçam. Segundo o psicanalista, Dr. Wilson de Campos Vieira, “as crianças pequenas tem o apetite mais sensível, às vezes, é normal que elas percam o apetite. Os pais não devem forçar.” É importante ficar atento, portanto, se o ato de recusa de comida for recorrente.
Na adolescência, é mais fácil detectar os sintomas: peso corporal abaixo dos 85%, considerado normal; prática excessiva de atividades físicas, mesmo já estando dentro do peso considerado saudável; depressão profunda; crescimento retardado; descalcificação dos dentes, cárie dentária; tendência suicida, entre outros.
O principal problema aparece quando a doença não é detectada e tratada na infância, já que na vida adulta ela pode se espalhar para diversos outros aspectos e exigir tratamento psiquiátrico.
Caso perceba alguns desses sinais, procure um especialista.