De acordo com o Instituto Aço Brasil, são reciclados 10 milhões de toneladas dessa liga metálica por ano no país. Por ser uma prática simples, sustentável e vantajosa, as empresas de ferro e aço estão estimulando cada vez mais o reaproveitamento deste material.
Desde o Império Romano, o aço dos instrumentos de guerra eram reutilizados. Atualmente, o aço é utilizado para a fabricação de diversos itens, como embalagens, por exemplo e pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder sua qualidade.
Conheça mais sobre o processo de reciclagem do aço e suas utilidades, desde a fabricação de latas, até a produção de chapas de aço.
Como é realizada a reciclagem?
Composto majoritariamente por carbono e ferro, o aço é conhecido por ser um metal com maior dureza e tenacidade, além de possuir baixo custo em relação aos demais.
Sua reciclagem é simples. Primeiramente, após os materiais serem separados nas cooperativas, eles são prensados e encaminhados para uma siderúrgica para o derretimento. Dessa forma, podem ser fabricadas peças para carro, chapa xadrez de aço de carbono, bobinas de aço e bicicletas, por exemplo.
Utilidades do aço e chapas xadrez
Usado na fabricação de embalagens, o aço é o material perfeito para o armazenamento de alimentos, já que não necessita de conservantes. Mas, ele pode ser encontrado também em embalagens de tintas, bebidas e aerossóis, devido suas características.
Portões, corrimões e janelas também são fabricadas com esse metal, tanto pela segurança, quanto pela estética que ele proporciona.
Outros produtos versáteis compostos por aço são chapa de piso ou chapa xadrez. Essas chapas são usadas principalmente em projetos de construção, como em pontes e edificação.
Impacto Ambiental
Ao aderir sucatas para fabricar chapas ou tubos de aço, você também colabora com o meio ambiente! O consumo de energia nesse processo é 80% menor. A reciclagem também é aliada na preservação das matérias primas, já que evita a extração de recursos naturais, assim diminuindo a emissão de CO2.
Portanto, a reciclagem do aço oferece logística reversa para a área de construção, menor impacto ambiental, além de muita versatilidade na fabricação de produtos.