Como é o processo de produção das chapas de aço?

A chapa de aço é fabricada conforme os desejos e necessidades do usuário final, podendo ser empregada em diversos segmentos. O produto advém de um processo industrial, com a finalidade de atender às exigências demandadas. As diferentes propriedades oferecem resultados específicos nas suas diversas aplicações.

Confira os principais tipos de chapas de aço e entenda como é o processo de produção:

Tipos de chapas de aço

As chapas grossas, que estão entre as mais comuns, podem ser produzidas com uma série de propriedades amplas. O uso é feito no setor naval, energético ou em equipamentos pesados, óleo e gás, por exemplo.

A chapa laminada quente tem suas aplicações voltadas para os segmentos de construção civil, implementos rodoviários, agrícolas e outros. Enquanto a chapa laminada a frio, é utilizada normalmente na produção de eletrodomésticos, painéis e luminárias, exemplificando, ela conta com um acabamento mais refinado, o que proporciona maior flexibilidade e maleabilidade.

As chapas xadrez ou chapa de piso são antiderrapantes, o que permite a aplicação em construções, rampas e pisos industriais.

Devido às suas propriedades térmicas e acústicas, além da resistência à corrosão, as chapas galvanizadas possuem muitas aplicações. O revestimento do produto é feito com zinco, aumentando sua durabilidade.

Procedimento para a produção de chapas de aço

Os laminados de aço podem ser comercializados em formato plano ou em bobina de aço. No entanto, a chapa grossa, que tem processo de fabricação diferente, não pode ser bobinada.

A produção tem início, obviamente, na mineração, através da extração do minério da natureza. Após isso, é encaminhado para uma usina siderúrgica, que faz a transformação em ferro gusa no alto forno. Esse processo é responsável por eliminar qualquer componente que não seja o ferro, como terra.

Logo depois, é a vez da aciaria. Aqui, o ferro gusa é convertido em placas de aço, e podem ser adicionados diferentes elementos químicos para obter tipos de aço. Com a placa de aço produzida, vem a laminação, ou seja, a transformação em bobinas e, posteriormente, em chapas de aço. Porém, a chapa grossa, devido ao seu processo de fabricação, não pode ser bobinada.

No Laminador de Tiras a Quente (LTQ), são fabricadas bobinas laminadas a quente e as bobinas xadrez. Depois, é possível cortá-las em chapas, laminadas a quente ou xadrez. No Laminador de Tiras a Frio (LTF) são elaboradas as bobinas laminadas a frio que, posteriormente, podem ser cortadas em chapas laminadas a frio.

A chapa galvanizada, por sua vez, é feita através da bobina laminada a frio, que passa pelo procedimento de galvanização (adição de zinco) e resulta na bobina galvanizada. O corte realizado após o processo obtém as chapas galvanizadas.

Qualidade do produto

Todas as chapas de aço devem ser fabricadas conforme as normas de qualidade estabelecidas pelo mercado. São elas: NBR (Norma Brasileira Regulamentadora), API (American Petroleum Institute), ASTM (American Society for Testing and Materials), SAE (Society of Automotive Engineers – EUA) e a JIS (Japanese Industrial Standards). Portanto, verifique antes de adquiri-las para seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *