Um compressor de ar acaba servindo para uma grande quantidade de ferramentas e suas aplicações. E, a seguir, veremos quais os métodos de se escolher um compressor de ar de acordo com a sua necessidade.
Vazão de ar e pressão:
A diferença dos modelos de compressores de ar se dá início com a vazão de ar que será necessária e a pressão exigida por máquinas para fazer determinadas operações. Para realizar um bom trabalho em tubulações, por exemplo, e outros locais mais profundos, é ideal utilizar modelos que projetam mais pressão, para que o trabalho exigido seja feito com mais facilidade.
Outro ponto importante para ser especificado, é sobre os compressores a diesel e os elétricos, onde cada um tem sua função específica. Sendo que, um compressor de ar a diesel, geralmente se dão melhor em suas funções quando os trabalhos são feitos em locais abertos, enquanto os a diesel se dão melhor em aplicações em áreas mais fechadas.
Diferentes grupos dos compressores de ar:
Existem três tipos de grupos de compressores de ar, com definições específicas. Os primeiros são compressores de grande porte, geralmente usados em indústrias automobilísticas, que tem a função de criar ar comprimido, geralmente para ferramentas que trabalham com os pneus e outras peças do automóvel específicas.
O segundo são os compressores de ar elétricos compactos, ou seja, menores, recomendado para sua utilização geralmente em limpeza de asfalto, rompimento de concreto, obras em tubulações, entre outros. E, o terceiro, são compressores pequenos elétricos, usados geralmente em serviços de limpeza e pintura de alguns equipamentos, e por ser pequeno, é fácil de locomover.
Uso correto de um compressor:
Geralmente, um compressor de ar dura mais ou menos dependendo da qualidade do ar que o mesmo produz, onde não deve ter partículas sólidas e muita poeira misturada, pois além de prejudicar o compressor em si, pode desqualificar o serviço a ser feito. Sendo que muitas vezes, na locação de compressores de ar, são oferecidos filtros junto ao equipamento para auxiliar em sua limpeza.
Manutenção e demais cuidados:
E, mesmo com todos os cuidados, recomenda-se a manutenção desses equipamentos frequentemente, garantindo que estejam sempre em bom funcionamento, principalmente vindo de empresas locadoras desses aparelhos.
Além disso, recomenda-se que os compressores sejam manuseados por técnicos que sabem mexer corretamente com o aparelho, para que nenhuma função seja feita incorretamente, e o serviço seja feito como o esperado.