Desde 2012, executar essa técnica é caráter obrigatório em razão à decisão da Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, a qual estabeleceu-se que os consumidores tenham a opção de receber ou não as mensagens SMS.
Agora vamos falar de dados. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já possui um smartphone ativo por habitante e, até 2019, poderá chegar a registrar dois dispositivos por pessoa.
Porém, uma pesquisa elaborada pelo site de tecnologia Tecmundo revelou que, juntamente com os smartphones, o serviço de SMS também está dominando o cenário mundial. Dados apontam que a taxa de abertura da mensagem SMS é 98%, totalmente diferente do resultado do e-mail marketing, o qual apenas 22% da população visualiza.
Diante dessas informações, concluímos que, independente da plataforma escolhida, é indispensável que o serviço disponha de funcionalidades específicas para o envio de SMS. Mas, afinal, quais são as características ideais de um serviço de SMS corporativo
Atributos ideais do SMS corporativo
Simples, intuitivo, customizável e flexível são os quatro adjetivos que uma boa plataforma de SMS online deve ter na descrição.
Entre as atividades que compõem esses adjetivos estão a possibilidade de incluir usuários com diferentes permissões/acessos e facilitar a comunicação do SMS interativo por meio da geração de um SMS short code único.
As empresas que trabalham o serviço de short code, como a Like SMS, disponibilizam um número curto, de até 6 dígitos, com o objetivo de gerar mais confiabilidade aos usuários durante o recebimento dos comunicados das empresas.
Em relação à interface da plataforma, ela deve ser acessível, descomplicada e totalmente personalizável para a criação e monitoramento de campanhas. Dois exemplos clássicos de customização é a possibilidade de agendamento do envio de SMS nos dias e horários mais cômodos de acordo com a estratégia da empresa contratante, e a permissão quanto à criação de grupos segmentados.
Essas funcionalidades garantem agilidade e eficiência na configuração do disparo de SMS – seja durante o planejamento da mensagem ou após o envio -, ao mesmo tempo que assegura transparência e segurança aos resultados de uma boa prática de mercado.