Foto: malhacao

Como evitar a perda muscular

Nossos braços e pernas concentram 75% dos músculos do corpo e, para darem sustentação aos ossos, precisam ser exercitados ao longo de toda a vida. Para nossa sorte, os músculos possuem “memória”, o que quer dizer que eles conseguem se “lembrar” do esforço no passado e assim responder mais rapidamente às atividades.

Foto: malhacao

Foto: malhacao

O ruim de toda história é que a massa muscular, ou seja, nossa massa magra começa a diminuir com o tempo, principalmente depois dos 60 anos. Isso acontece porque nosso corpo precisa de energia e entende que é necessário, muitas vezes, “roubar” os aminoácidos dos músculos para utilizá-los em outras atividades, como a criação de enzimas e a reparação de tecidos do corpo, por exemplo. Assim, caso não os músculos não sejam exercitados, começaram a diminuir progressivamente.

malhacao com carga

Foto: malhacao com carga

Além disso, os músculos gastam mais energia que a gordura, que é praticamente um peso morto no corpo; isso também incentiva o corpo a querer eliminá-las gradativamente.

proteinas

Foto: proteinas

Para evitar perder músculo, o recomendado é, antes de tudo, manter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, as grandes responsáveis por fazer a musculatura crescer, e fibras. Além disso, a prática de exercícios com carga é recomendada. Caso, seus objetivos sejam aumentar a massa muscular, muito peso e poucas repetições. Se os objetivos forem apenas definir e manter os músculos, diminua a carga e repita mais os movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *