Ter alguém próximo com deficiência auditiva exige cuidado e atenção à comunicação. Para que você consiga conversar e não tenha constrangimentos, separamos algumas dicas!
Fale devagar
Para que a pessoa com deficiência auditiva consiga entender o que você está falando sem dificuldade, é importante falar devagar, mas com naturalidade. Assim, o indivíduo conseguirá prestar atenção.
Não fale nem muito alto, nem muito baixo
Muitas pessoas acreditam que para se conversar com alguém com perda na audição é necessário gritar ou falar alto demais. Porém, com o desumidificador em dia e outros acessórios de aparelhos auditivos, o deficiente conseguirá escutar se você falar sem gritar. Dependendo do grau de audição, a pessoa poderá pedir para você falar mais alto.
Fale de frente para a pessoa
Falar de frente para o deficiente auditivo facilita no entendimento. Se vocês não estiverem frente a frente, há uma boa possibilidade da pessoa perder uma parte de uma palavra ou de uma frase.
Além disso, deficientes com uma perda auditiva maior podem utilizar a leitura labial para ajudar na comunicação.
Tenha paciência
A principal dica para facilitar a comunicação com uma pessoa com perda auditiva é manter a paciência. Repita as frases, fale mais devagar ou mais alto se a pessoa pedir, mas não se irrite!
Dê apoio
Os deficientes auditivos precisam de apoio de familiares e amigos. Para facilitar ainda mais a comunicação, o deficiente precisa ter os acessórios para aparelho auditivo necessários, como desumidificador de aparelho auditivo, bem como baterias e pilhas para aparelho auditivo.
Tente se colocar no lugar do outro. Algumas atitudes podem deixar a pessoa que usa aparelho ou implante auditivo constrangida ou chateada.