A dieta:
Todo tratamento ortomolecular necessita de uma reeducação de hábitos, entre eles a alimentação – isso porque a ortomolecular, que pode ser usada para melhoria da saúde mental e doenças autoimunes por exemplo, parte de uma abordagem da medicina integrativa com diferentes métodos.
A dieta ortomolecular para emagrecer utiliza abordagens individualizadas, pois, cada paciente é único e interage de forma diferente com o ambiente. O nutricionista avalia a bioquímica do paciente cruzando informações sobre atividade física, padrão de sono e resultados de exames, entre eles: exames de sangue, fezes, urina, exame de fio de cabelo (mineralograma capilar), testes de intolerância alimentar, entre outros.
A dieta para emagrecer, ortomolecular, não proíbe consumo de alimentos, mas pode limitar o consumo de carne, gema de ovo e produtos industrializados. Você decide o que comer utilizando a tabela de pontos dos alimentos. Alimentos orgânicos, por outro lado, são muito bem-vindos.
<h2>Indicações das dietas ortomoleculares</h2>
A dieta ortomolecular diminui a produção exagerada dos radicais livres, ocasionada pelo estresse, poluição, cigarro, entre outros itens. Esses elementos aceleram o processo de envelhecimento da pele e do cabelo.
O tratamento ortomolecular para emagrecer não tem contraindicações e além de prevenir o envelhecimento, melhora o funcionamento do intestino e do metabolismo – o que facilita a queima de gordura e eliminação das toxinas no corpo.
Orientação de especialistas é fundamental
Uma vez que a dieta ortomolecular para emagrecer utiliza resultados de exames e avaliações de pacientes para definir cardápios, é fundamental contar com a avaliação de um médico para emagrecer, por isso, nem pense em seguir a dieta de um amigo ou familiar, pois elas são desenvolvidas para cada pessoa.
Mais sobre a medicina ortomolecular
A medicina ortomolecular foi descoberta por Linus Pauling, químico norte-americano que ganhou duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1962). Pauling criou o termo juntando o “orto”, que significa correto em grego, com “molecular”, que significa moléculas. Os estudos de Linus Pauling indicavam que o uso equilibrado de vitaminas, proteínas e sais minerais podem fazer o organismo funcionar de forma adequada.