Um gerador de energia, como o nome indica, é um dispositivo que transforma energia mecânica, química ou solar em energia elétrica, ou seja, é responsável por gerar energia.
Para entender mais sobre esses dispositivos, explicaremos como um gerador funciona, quais são suas principais aplicações e como fazer a escolha de um gerador para alugar. Confira!
Como funciona um gerador de energia?
O gerador possui componentes internos, essenciais para o bom funcionamento dele. Conheça quais são os principais componentes:
- Painel de controle: o comando, controle e supervisão de todo o equipamento é feito no painel de controle, possibilitando ao operar a aferir grandezas mecânicas e a visualização de grandezas elétricas;
- Filtro de ar: purifica o ar que entra nas câmaras de combustão, evitando a entrada de partículas sólidas que podem arranhar as paredes dos cilindros;
- Tanque de combustível: responsável por armazenar o combustível necessário para o funcionamento do motor, pode ser confeccionado em aço ou polipropileno;
- Motor: transforma a energia química, como o etanol, gasolina e diesel em energia mecânica;
- Ventilador: direciona o ar da atmosfera para o radiador;
- Radiador: compõem o sistema de arrefecimento do motor, imprescindível para o funcionamento de todo o sistema, pode ser confeccionado em alumínio ou cobre;
- Motor de partida: arranca o motor da inércia em aproximadamente cinco segundos, após esse tempo, o motor de partida entra em repouso;
- Alternador: tem como principal função o aproveitamento da energia mecânica para combustão interna, transformando-a em energia elétrica.
Essas são as partes que compõem um gerador para locação.
Aplicações
É muito comum encontrar geradores de energia em estabelecimentos comerciais, além desses lugares, em locais como: hospitais, hotéis, indústrias, empresas, grandes eventos e em algumas residências.
É obrigatório fazer o uso de geradores de energia quando os equipamentos de segurança de um local precisam de autonomia, especialmente em casos de falta de energia, são exigidos principalmente edifícios altos que fazem o uso de elevadores de emergência e escadas pressurizadas.
Felizmente, a compra de geradores não é a única opção, é possível fazer a locação de geradores. Existem empresas no mercado que fazem o aluguel de gerador, incluindo a manutenção preventiva necessária.
Como escolher um gerador para alugar?
Existem diversos modelos de geradores de energia disponíveis no mercado, sendo assim, é preciso contar com profissionais para que a escolha do gerador para alugar seja correta, a fim de atender suas necessidades.
Selecionamos algumas dicas para você fazer essa escolha:
- Escolha um gerador com a potência que se adeque ao local que ele vai ser utilizado;
- Avalie o nível sonoro do gerador de energia, o som alto pode causar diversos incômodos para as pessoas;
- Escolha o melhor tipo de combustível para sua necessidade.
Não deixe de contar com a ajuda de profissionais ao alugar gerador de energia, desse modo, você usufrui de todos os benefícios que esse equipamento entrega.