Nem sempre é fácil manter os cabelos hidratados, principalmente quando se utiliza com frequência aparelhos térmicos – como chapinha, secador e babyliss, por exemplo – e também quando os fios tem intervenção de tintura.
Para manter brilho, hidratação e sedosidade dos fios é preciso reforçar os cuidados em casa. A hidratação, um dos tratamentos mais populares e queridinhos do público feminino, é um dos aliados.
Rotina
O mais indicado é hidratar os fios duas vezes por semana. Isso porque, no dia a dia, eles perdem água e precisam que ela seja reposta. Mas, se você anda com a agenda lotada, reservar um único tempo na semana já é válido. E mais: todos os cabelos precisam de hidratação, cada um com sua intensidade. “Todos possuem danos físicos e ambientais, como raios solares, luz excessiva, poluição e escovação manual que desgastam a fibra capilar”, alerta o cabeleireiro Jotha Cunha, do Studio W Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Use máscaras e ampolas
as máscaras atuam na cutícula do fio (a camada externa dele) devolvendo água para a fibra capilar, o que lhe confere flexibilidade e maciez. Já as ampolas costumam ser mais potentes, porque agem na parte interna, em uma estrutura conhecida como córtex, a fim de devolver nutrientes e reestruturar o cabelo. A melhor parte é que podem ser usadas juntas: primeiro a ampola, seguida da máscara, para reforçar os benefícios.
O calor é importante
o uso de acessórios de altas temperaturas (como as toucas térmicas) para hidratar os cabelos é outra boa opção. Isso porque o calor ajuda a dilatar as cutículas dos fios, facilitando a entrada dos nutrientes do produto usado.
Feito por Marília Rocha
Como hidratar os cabelos em casa
VEJA IMAGENS: