E, com esse aumento de taxa de juros que ocorre geralmente, algumas vezes ao ano, muda muito os valores de tudo o que é comercializado no país, e com imóveis não seria diferente. Veremos a seguir, como a taxa selic consegue influenciar dentro do mercado imobiliário.
Como é o sistema Selic e sua taxa?
O nome Selic, para quem não conhece, significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é um sistema utilizado pelo Banco Central do país. Ele é um depositário de títulos emitidos através do Tesouro Nacional.
O aumento e diminuição da taxa Selic influencia muito no consumo da população. Quando a taxa está mais baixa, automaticamente a demanda de consumo aumenta. E, quando a taxa está alta, os comércios tendem a vender menos, e por isso, são obrigados a diminuir seus preços, para não prejudicar o consumo em seus negócios.
Como a taxa Selic influencia a compra de um imóvel?
Um imóvel é um bem de alto valor, seja um apartamento na planta ou pronto, independente existe um investimento sobre tal produto. E, com o aumento da taxa, sempre ocorre reajustes nos valores dos imóveis, onde se a taxa aumenta, o financiamento também aumentará.
Um apartamento studio, padrão ou cobertura sendo considerado um bem de alto valor, é difícil as pessoas se interessarem por comprar tal imóvel com um possível aumento, pois dificulta as pessoas interessadas a financiar, e automaticamente, as vendas da imobiliária caíram. Consequentemente, com a taxa caindo, aumentam-se as chances de conseguir um bom imóvel, pois aumenta a sua procura.
Como se encontra a taxa Selic atualmente?
No ano de 2020, a taxa Selic chegou ao menor patamar histórico do país, chegando a 2% ao ano, pois o banco central reduziu a taxa básica de juros do Brasil.
E, essas ações de hoje em dia, faz com que a procura por imóveis aumenta, pois os preços baixam e melhoram o financiamento para o consumidor, e com uma maior procura, imobiliárias também podem voltar com a valorização dos preços dos apartamentos, e pode ser favorável de forma à vista ou financiada.