Esse é, basicamente, o resumo geral da fabricação de um pacote de folha sulfite. No entanto, com a preocupação mundial em relação à produção ecologicamente correta, as distribuidoras de papéis vêm se adaptando e produzindo novos tipos.
O papel de bagaço de cana e o papel sulfite para copiadoras são fabricados a partir de processos diferentes da folha de papel sulfite A4 comum e são apresentados no mercado como papéis ecológicos.
Entenda a seguir como é o processo de produção do papel sulfite e dos papéis sustentáveis.
Papel sulfite: da extração da madeira ao mercado
Todo mundo sabe que o papel sulfite é fabricado a partir da derrubada da madeira. No entanto, pouca gente sabe dizer de qual madeira o papel é feito.
Atualmente, os produtores de papéis preferem utilizar o eucalipto como base para esse produto. O eucalipto é uma árvore de reflorestamento que cresce em um tempo adequado para que novas derrubadas sejam realizadas sem grandes impactos ao meio ambiente.
Uma árvore de eucalipto consegue produzir, aproximadamente, 7500 folhas de papel sulfite A4. O número não é grande, mas nesse caso, ainda é a melhor opção.
Após a derrubada do eucalipto, o próximo passo é a extração de celulose da madeira. As toras são cortadas em pequenos pedaços que, após serem cozidos em reagentes químicos — como o sulfito —, se transformam em uma polpa.
Assim como a polpa do suco precisa passar por um processo de separação, a polpa do eucalipto é deixada em repouso para que apenas a celulose da árvore seja obtida.
Depois que isso acontece, a celulose de eucalipto, que nesse momento ainda é uma grande massa, é colocada em uma máquina capaz de transformá-la em uma folha lisa e seca. A partir de então, dependendo do tipo de papel sulfite desejado, a folha passa por determinadas etapas até ser embalada em um pacote de folha sulfite.
Produção papel ecológico x Produção papel sulfite
Diferente do papel sulfite, o papel ecológico é aquele que reaproveita matéria prima em sua produção. Um dos mais conhecidos é o papel de bagaço de cana, fabricado com resíduos dos canaviais e da indústria açucareira.
Esse tipo de papel utiliza restos de cana e combustíveis da indústria na tentativa de produzir um papel sustentável que não agrida, ou agrida menos o ecossistema.
O papel de bagaço de cana é um papel altamente sustentável porque, além de reutilizar materiais, não desperdiça grande quantidade de água na produção. Você sabia que a fabricação de uma folha de papel sulfite comum consome em média 10 litros de água?
O papel sulfite para copiadoras também é uma opção paralela à folha de papel sulfite A4 comum. Fabricado com o bagaço de cana, esse tipo de papel não utiliza branqueadores na composição, fazendo com que o produto seja um dos papéis ecológicos mais recomendados quando o assunto é sustentabilidade.