O primeiro passo é nunca pedir ajustes abusivos quando a empresa estiver cortando gastos. Faça um exercício mental antes disso: se seu chefe está lidando com diversos cortes, um aumento será um problema.
Entretanto, ainda é possível abordar o assunto se você tem certeza que está recebendo muito menos do que devia. Fale de maneira a deixar claro que você sabe da situação, mas acredita que mereça ser mais valorizado – caso realmente não haja condições, ofereça-se para revisitar a ideia depois de seis meses.
Outra dica é não mencionar quanto tempo se passou desde seu último aumento, nem reclamar da quantidade extra de trabalho que você vem fazendo. Isso porque pode dar a impressão que você está insatisfeito com a vaga que ocupa e está colocando todos os contra no papel para disparar quando tiver a primeira oportunidade.
O melhor a se fazer é procurar pelo piso salarial em outras empresas e cidades, e converse com outras pessoas que tenham cargo semelhante ao seu para saber o quanto pedir e ter bons argumentos na hora de defender seu aumento.
Como pedir aumento de salário
Feito por Marília Rocha