Geralmente o ponto de ligação entre o sistema e a residência está sinalizado na calçada com emblema da desentupidora responsável por esse sistema. Quando há uma ligação incorreta o esgoto é liberado pela rede pluvial, e além da contaminação e poluição causada, o mau cheiro é forte e causa incômodo sendo necessário a desobstrução do sistema para realizar a ligação correta.
O problema mais comum é quando o sistema de esgoto é ligado diretamente a rede de águas pluviais, ou seja, nas águas da chuva. Essa ligação faz com que os resíduos vá diretamente para os rios mais próximos da região, causando poluição.
Quando é instalado corretamente, os efluentes são coletados para estações de tratamentos e passam por um processo onde são tratados, após, é liberado de uma forma menos agressiva para o meio ambiente.
É preciso analisar qual tipo de ligação a sua casa possui, pode ser, coleta pública ou fossa séptica. A fossa é necessário realizar as etapas de limpeza de fossa, ligação e sumidouros para ligação correta entre a caixa de inspeção e caixas de gordura por um cano instalado diretamente à fossa.
A instalação incorreta deste sistema além de prejudicial ao meio ambiente, futuramente terá que contratar uma desentupidora para limpeza de fossa para resolver os problemas causados pelo mau funcionamento do sistema, além da contaminação no solo e do lençol freático.
Quando se tem uma rede pública de esgoto é só realizar a ligação correta que os resíduos vão direto para uma estação de tratamento, minimizando os impactos no meio ambiente e evitando a contratação de empresas de desentupimentos.
Quando seu sistema é via rede pública você pode ligar para a concessionária de tratamento da sua região para realizar esse tipo de serviço corretamente, conforme o projeto de hidráulica apresentado à esses profissionais.
Hábitos que ajudam o meio ambiente
É de extrema importância que as residências possuam saneamento básico e que o esgoto seja coletado e tratado corretamente, o não funcionamento deste sistema, causa poluição no meio ambiente e polui as águas, incluindo as águas limpas.
Verifique o saneamento não só da sua casa mas também da vizinhança e se possível do bairro onde mora. Converse com os moradores que possuem sistema irregulares e se for necessário denuncie, essa prática é para o bem do meio ambiente.
A limpeza de fossa e manutenção das caixas de gorduras são exemplos de hábitos que devem ser adotados na rotina da população. A limpeza deve ser realizada a fim de evitar transbordamento de resíduos e evitar poluição e doenças para a população.
Verifique se estão sendo realizada a limpeza em rede de águas pluviais, esse ato evita que em época de chuvas fortes, tenha enchentes por conta dos resíduos acumulados nos bueiros, sendo assim, é necessário o desentupimento de galerias pluviais.