Quem não sonha em se livrar do aluguel e ter um imóvel próprio? É um objetivo quase que unânime no Brasil, mas nem sempre a tarefa é fácil. Afinal de contas, são muitos os gastos e as contas nem sempre cabem no bolso do consumidor. Portanto, é preciso ter muita disciplina, além de analisar o orçamento e calcular os gastos, para conseguir alcançar o objetivo. Saiba quais são os gastos e como se organizar para realizar o sonho da casa própria.
Se não é possível quitar o valor do apartamento ou casa à vista, é importante priorizar a educação financeira. O primeiro passo é tomar conhecimento dos números. “É preciso fazer o levantamento de qual é a sua receita e quais são seus gastos, ou seja, quanto você ganha e quanto você gasta e fazer o seu orçamento em cima desses valores”, explica José Rodolfo Melo Cavalcante Rodrigues, contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Uninassau.
A partir daí, é preciso calcular o montante necessário para comprar o imóvel, levando em consideração todos os gastos que a iniciativa inclui. “A partir do momento que se conhece os números, é preciso priorizar o sonho da casa própria e analisar quanto será preciso economizar para comprar e quais rendas é possível agregar à receita, como FGTS e outras rendas”, acrescenta Rodrigues.