Saiba como transportar bobinas de aço com segurança.
Qual norma regula o transporte de bobinas de aço?
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Trânsito. A Resolução CONTRAN nº 701, de 10 de outubro de 2017, fala sobre os procedimentos obrigatórios de segurança para a circulação de veículos transportadores de produtos siderúrgicos, como bobinas, chapas e tubos de aço.
Por meio dessa resolução, o CONTRAN busca implementar os requisitos obrigatórios a serem seguidos na hora do transporte dos diferentes produtos siderúrgicos, especificando as atitudes que devem ser tomadas pelos transportadores quanto ao peso e a fixação dos materiais nos caminhões e carretas.
Requisitos para o transporte de bobinas de aço?
A Resolução define as obrigatoriedades envolvidas no transporte de bobinas de aço. Os dispositivos de amarração das bobinas, como cintas, correntes, cabos de aço, ganchos e catracas com resistência completa e comprovada à ruptura por meio de tração, devem ter o dobro do peso da bobina (no mínimo) para cada tipo de amarração, ou seja, de topo e direta.
Também estão definidas as quantidades de dispositivos necessários para a amarração das bobinas de aço na hora do transporte. Bobinas com peso menor que 20 toneladas devem ser amarradas por dois dispositivos de topo e dois de amarração direta. Já bobinas com peso maior ou igual a 20 toneladas devem ser amarradas por três dispositivos de topo e quatro de amarração direta.
A Resolução também trata de outros requisitos obrigatórios para o transporte das bobinas metálicas, como o posicionamento dos dispositivos de amarração, o jeito certo de realizar a fixação das bobinas no piso da carreta, os pontos de fixação dos dispositivos de amarração, entre outros. Além dos requisitos, é possível notar a preocupação do CONTRAN quanto à prevenção de acidentes de trânsito.