Essa cirurgia que é desejada por muitas requer muitos cuidados no pós-operatório e isso inclui adequação do treino para não comprometer os resultados.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Patrik Covac, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma das principais preocupações das mulheres durante a recuperação do procedimento é quanto tempo esperar até a retomada da academia e dos exercícios físicos. “É fundamental, para não prejudicar o resultado da cirurgia, respeitar o tempo de repouso. Depois com alguns cuidados, a mulher pode sim voltar a malhar”, afirma o médico.
Segundo ele, o tempo mínimo de espera são três semanas após o implante. Passado esse período já é possível voltar a praticar atividades físicas leves. “Exercícios para os membros inferiores, como caminhadas e musculação para pernas podem ser feitos”, explica.
Por outro lado, exercícios que forcem os membros superiores têm mais restrições. Quem fez implante subglandular e subfascial pode iniciar as atividades dois meses após a cirurgia, já quem optou pelo implante submuscular, deve esperar ao menos três meses.
O especialista ressalta também que esse período de repouso pode variar de mulher para mulher. “Esse tempo depende também da recuperação de cada pessoa, por isso, é obrigatório consultar-se com o médico antes de retomar qualquer atividade”, alerta.
O Dr. Patrick ressalta ainda a importância de respeitar as recomendações e afirma que a prática inadequada de qualquer exercício sem orientação pode fazer o silicone sair do lugar. “Se a mulher foi cuidadosa, evitará complicações em relação ao implantes e assim, corre menos risco de sentir qualquer tipo de dor após a cirurgia”, pontua.
Como treinar com prótese de silicone
Feito por Marília Rocha