Mas nem tudo são flores, afinal, crianças dão trabalho, e pensando nisso, hoje daremos algumas dicas para as mamães e papais preparem seu filhos para fazer uma viagem sem ter dores de cabeça e preocupações extras. Continue lendo nosso conteúdo e prepare suas passagens aéreas para suas próximas férias.
Documentações Necessárias
Tão importante quanto conseguir passagens baratas para viajar, é ter atenção sobre as documentações necessárias antes de embarcar, seja em um voo nacional ou voos internacionais.
O Conselho Nacional de Justiça é quem estabelece as regras necessárias para conseguir passagens de avião e viajar com menores de idade, sendo que a última regulamentação sobre o assunto saiu em 2011.
Para menores de idade em companhia dos pais, não é necessário nenhuma documentação extra ao passaporte, basta comprar passagem aérea e embarcar.
Agora, caso, a criança esteja acompanhada apenas de um de seus pais, seja ele pai ou mãe, é preciso ter mais cautela na compra de passagem aérea; faz-se necessária a apresentação de uma autorização por escrito do responsável que não estará presente na ocasião.
Se o menor de idade estiver acompanhado de outros adultos, que não os próprios pais, é preciso apresentar a autorização escrita de ambos os responsáveis para a compra de passagens aéreas.
O formulário de autorização está disponível para preenchimento no site da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC.
Crianças com idades entre 16 e 18 anos, já estão autorizados a viajarem desacompanhados, neste caso, basta apresentar o RG e/ou passaporte.
Agora, para crianças entre 5 e 15 anos, é preciso de autorização da Vara da Infância e Juventude, além do preenchimento do formulário de autorização da própria companhia aérea. Entre 5 e 12 anos, é obrigatório contratar o serviço de acompanhamento, no qual, um funcionário ficará responsável por supervisionar a criança desde check-in até o momento de entrega do menor de idade ao responsável expresso na autorização.
Por último, crianças com idades abaixo de 5 anos, não estão autorizadas a viajar sem o acompanhamento de um responsável e bebês com menos de 7 dias não apresentam condições respiratórias e circulatórias de viajarem de avião.
Otimize sua Viagem
Em sua viagem, coloque em seu roteiro programas de cunho infantil para que as crianças também possam aproveitar atividades lúdicas.
Uma das principais preocupações ao viajar com as crianças é em conseguir promoção de passagens, afinal, sabemos que uma viagem em família envolvem grandes custos.
Nossa dica para conseguir passagens baratas, neste caso, é ficar de olho nas passagens aéreas em promoção relâmpago – geralmente são aquelas passagens aéreas de madrugada, uma ótima alternativa para quem quer diminuir os efeitos de cansaço dos longos voos internacionais.